Vacinação extra da 2ª dose atrasada no sábado atrai só 378 pessoas

Foto: Sérgio Sampaio

A Secretaria de Saúde de Rio Preto realizou neste sábado (24) uma convocação de todas as pessoas que estão com a segunda dose da vacina contra Covid-19 atrasada para serem imunizadas na Swift, tanto da CoronaVac quanto da AstraZeneca. A ação, no entanto, atraiu apenas 378 pessoas ao longo do dia.

Até quinta-feira (22), eram registrados 5.312 faltosos no município. Com as doses aplicadas na sexta-feira (23) e no sábado, o número agora está em 4.153. Durante a apresentação dos dados da Covid-19 na sexta, a Saúde revelou que algumas pessoas estão atrasadas desde fevereiro.

Dhoje Interior

A gerente de imunização, Michela Barcelos ressaltou, que essas pessoas em atraso ainda podem receber a segunda dose. “Não existe intervalo máximo entre as doses, então as pessoas que estão atrasadas desde abril, por exemplo, podem retornar e concluir a vacinação sem problemas. No entanto, pedimos para a população para que compareçam nos postos de vacinação na data marcada para evitar ficar exposto ao vírus sem necessidade”, afirmou.

A Saúde também pede para que o telefone e o e-mail sejam preenchidos corretamente no site Vacina Já, para que os agentes de saúde entrem em contato em caso de atraso. “Algumas pessoas colocam o número errado e não conseguimos ligar para avisar. Há casos também de pessoas que tomaram a 1ª dose e vieram a falecer, mudaram de cidade ou foram vacinadas em outro município”, comentou.

A Saúde aguarda a chegada de novas doses para comunicar as próximas etapas de vacinação em Rio Preto. Segundo os dados do Vacinômetro, o município já aplicou 398.391 doses, sendo 284.339 na primeira etapa e 102.492 na segunda. Além disso, outras 11.560 pessoas foram imunizadas com dose única.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior