Diretores dos hospitais de Rio Preto fazem vídeos e pedem isolamento

De forma conjunta e organizada, diretores dos principais hospitais de São José do Rio Preto enviaram vídeos nesta sexta-feira (5) para a Secretaria de Saúde pedindo a colaboração da população para seguir as medidas de distanciamento. Os vídeos exibidos durante a live.

O primeiro a se pronunciar foi o provedor da Santa Casa, Nadim Cury. “A Santa Casa está lotada, com 96% de ocupação na UTI. Só não chega a 100%, porque nós deixamos uma reserva para os pacientes da enfermaria, que geralmente acabam precisando da UTI. Se deixarmos ocupar os leitos de UTI, não haverá vaga para os da enfermaria e teríamos uma situação complicada”, afirmou.

Dhoje Interior

Ele ainda enfatizou que os pacientes que se recuperam acabam ficando com sequelas. “Aqueles que ficam vivos tem sequelas, cardiopatia, inflação nas artérias do cérebro. Têm pessoas que ficaram cegas por causa da contaminação da Covid-19, outros tiveram trombose. Não dá mais para brincar”, comentou Nadim.

Na sequência, foram exibidas as falas do diretor técnico do Austa, João Carlos Brufatto; a diretora clínica do Beneficência Portuguesa, Valéria Braile; o presidente do conselho administrativo da Unimed, Helencar Ignácio; o diretor clínico do Hospital Santa Helena, Paulo Alexandre Gomes; e do diretor geral da Famerp, Dulcimar de Souza.  Todos pediram para que a população evitasse aglomerações e respeitassem as medidas de distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel.

O diretor-executivo da Funfarme, complexo que conta com o Hospital de Base e Hospital da Criança e Maternidade, não conseguiu participar da live. O HB está com 90% de ocupação, com 216 pacientes internados, sendo 96 na enfermaria e 120 na UTI.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior