Diretora de RH da Acirp dá dicas para quem procura emprego neste fim de ano

Durante o fim de ano é comum muitos estabelecimentos fazerem contratações para lidar com a demanda das vendas no Natal. A psicóloga organizacional e diretora da Acirp, Juliana Ferrari, deu algumas dicas para quem está buscando emprego durante o período.

“É preciso que a pessoa verifique na sua experiência profissional quais são as maiores competências técnicas, pois isso é uma vantagem competitiva para conseguir o emprego. Depois de definir o objetivo, ela deve buscar as vagas na agências de recrutamento e seleção, como o Balcão de Empregos, entre outras empresas”, comentou Juliana.

Dhoje Interior

O círculo social também pode ser um fator decisivo para conseguir um emprego. “É importante que as pessoas com quem você convive saibam que você está procurando trabalho, qual a área, qual a experiência, pois as indicações são uma metodologia importante de recrutamento”, afirmou a psicóloga.

Por conta da pandemia, muitas entrevistas de emprego estão sendo realizadas por videoconferências. Segundo Juliana, o candidato deve ficar atento com o ambiente em que está sendo gravada aquela entrevista. “Hoje os recrutadores também estão avaliando o ambiente da pessoa, o ambiente da casa. O candidato precisa tomar alguns cuidados, como por exemplo, se a internet permite fazer a videoconferência. É preciso ter atenção com a vestimenta, mesmo estando em casa. O recomendado é utilizar uma roupa formal, sem decote, uma maquiagem mais delicada no caso das mulheres, cabelo penteado. Quanto mais neutra a imagem, mais as pessoas conhecerão os seus talentos e as chances de conseguir a vaga aumentam”, afirmou.

No caso de quem está em uma vaga temporária, Juliana diz que algumas competências são essenciais para conseguir ser efetivado. “Ter uma comunicação assertiva, sem ser passivo ou agressivo ao se comunicar é essencial. Criatividade, chegar no horário, atender as demandas da empresa e entender a cultura da empresa ajudam no processo de socialização e a chance de ser efetivado é maior”, afirmou.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior