DIA DO IDOSO: Rio Preto possui 56 mil pessoas acima de 60 anos

Foto: Maria Aparecida, 86 anos

Nesta quinta-feira, 1 de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Idoso. A faixa etária é a mais afetada neste período de pandemia, sendo considerado grupo de risco. Em Rio Preto, a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) é de que o município conte com 56.337 pessoas com mais de 60 anos de idade.

A Sociedade São Vicente de Paulo atende 131 idosos em quatro lares em Rio Preto.

Dhoje Interior

Segundo a assistente social de um dos lares, Maralise Cristina Siqueira, o isolamento social imposto pela pandemia tem sido difícil para os mais velhos. “O Covid-19 mudou tudo, desde a higiene até as visitas, que não estão podendo ser realizadas. Tentamos minimizar isso com videochamas, mas não é a mesma coisa do que ver pessoalmente. Recentemente, começamos a estudar a possibilidade de fazer visitas no formato drive-thru”, comentou.

A aposentada Maria Aparecida Andrade de Oliveira, de 86 anos, falou sobre a dificuldade de ficar longe dos familiares nesse período. “A gente estava acostumado a sair, ir almoçar na casa dos parentes, ir ao cinema. Agora não estamos podendo fazer nada disso. Felizmente, nós que moramos aqui no Lar viramos a família uns dos outros e temos feitos atividades para passar o tempo”, afirmou.

Atualmente, 93 funcionários atuam nos lares em Rio Preto e a instituição depende da ajuda de doadores para se manter. As doações podem ser feitas pelo site https://rededecaridadessvp.com.br/ ou entrando em contato pelos telefones das unidades no município.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior