Dia D faz cobertura contra a poliomielite triplicar em Rio Preto

. Foto: Claudio Lahos

O Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite, realizada neste sábado (17), atraiu 3.031 menores de 15 anos para serem imunizados em Rio Preto. Com isso, a taxa de cobertura subiu para 30,5%, o triplo da semana passada.

“A nossa avaliação do Dia D foi positiva. No entanto, foram muitas mais doses disponibilizadas para crianças mais velhas do que para o nosso público-alvo, que é de 1 a 5 anos. A expectativa é de poder melhorar esse índice com ações no próximo sábado, pois neste ponto da campanha já deveríamos estar com pelo menos 50% da cobertura”, afirmou a gerente de imunização, Michela Barcelos.

Dhoje Interior

A intenção da secretaria de saúde é fazer ações específicas em bairros com a taxa de cobertura baixa durante o próximo sábado (24), mas o procedimento e os locais ainda não foram definidos. “É preciso ressaltar para os pais que as crianças menores de um a cinco anos devem tomar essa vacina, mesmo que estejam com a carteira de vacinação em dia”, comentou Michela.

Desde o início da campanha, 5.844 crianças do público alvo vacinadas contra a poliomielite. A meta é imunizar 19.149 até o dia 30 de outubro. Durante o Dia D também foram aplicadas doses contra Hepatite A e B, Febre Amarela, HPV, Tríplice Viral, entre outras. No total, foram 6.057 imunizações.

Ao todo são 29 postos de saúde funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, sendo 22 UBS (Unidades Básicas de Saúde), UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) e sete escolas. Para ser vacinado, basta apresentar documento de identidade e carteirinha de vacinação. Os locais das salas de vacinas podem ser consultados por este link: www.riopreto.sp.gov.br/mapavacinas.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior