Detran-SP agenda exames práticos para dia 6 de agosto

O Detran São Paulo agendou para o dia 06 de agosto os primeiros exames práticos após o início da quarentena no Estado de São Paulo, que começou no final do mês de março. Neste primeiro momento, serão apenas exames práticos para carro.

Nesta segunda-feira (27), o órgão reabriu o agendamento para que os exames práticos, após quatro meses. Os mesmos deverão acontecer em ambientes abertos, respeitando todos os protocolos de segurança. Em Rio Preto os exames irão acontecer na Praça do Jardim Caparroz.

Dhoje Interior

Segundo Márcio Junio Rodrigues, diretor de ensino da CFC Rio Preto, as provas foram marcadas para dia 06 de agosto, mas o Detran permitiu o agendamento com um número muito reduzidos de alunos – apenas dois alunos por Autoescola (CFCs – Centro de Formação de Condutores). Estima-se que há mais de mil alunos aguardando para fazer o exame prático.

Em Rio Preto existem 28 CFCs com essa determinação feita pelo Detran neste primeiro exame contará com a participação de 56 alunos.

Rodrigues salientou que ele definiu que vai selecionar os alunos que estão com o processo de habilitação mais próximo de seu vencimento.

Validade prorrogada – O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou de 12 para 18 meses o prazo para conclusão do processo de habilitação em decorrência do momento vivido pela pandemia da Covid-19.

As provas práticas serão realizadas em ambientes abertos seguindo todos os protocolos sanitários do Detran foram pré debatidos com as entidades que representam as CFCs em todo o Estado.

Exames cancelados – Além dos alunos que retornaram às aulas práticas nas últimas semanas e poderão fazer o exame – existe uma pendencia a ser resolvida pelo Detran – um grupo de aproximadamente 550 alunos que iriam fazer os exames nos dias 23 e 27 de março estão no aguardo há quatro meses para a definição de uma nova data.

Motos – O exame prático para habilitação não teve data definida ainda pelo Detran.

Aulas teóricas – As aulas teóricas para primeira habilitação, para aqueles alunos que deram entrada antes do início da pandemia da Covid-19, estão sendo ministradas pelos instrutores por meio de videoconferência. As aulas acontecem em tempo real, permitindo monitorar a permanência do instrutor e candidatos na sala virtual durante a realização das aulas.

Reconhecimento facial – Ainda relacionada às aulas teóricas, o sistema de reconhecimento facial, desenvolvido pela Prodesp para que os alunos possam realizar as aulas de forma remota, em casa, já está pronto e as empresas podem disponibilizar mais essa opção a seus clientes.

Retomada – Para a retomada integral dos serviços oferecidos pelas autoescolas, restam apenas duas etapas que serão anunciadas esta semana: dentre elas a liberação para a prova teórica e para o primeiro cadastro, ou seja, primeira habilitação.

Atendimento digital – Por meio dos serviços on-line, o Detran ampliou em 48% as opções digitais para manter os atendimentos aos usuários. Entre as 64 opções disponíveis no portal (www.detran.sp.gov.br) e pelo aplicativo Detran.SP, estão renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículo, consulta de multas e de pontuação na CNH, entre outros.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal DHoje Interior