Detran multa quase 4 mil motoristas no primeiro quadrimestre em Rio Preto

Detran.SP autoriza retomada de aulas presenciais dos cursos de formação e capacitação de profissionais que atuam no trânsito. Foto_Divulgação

Nos quatro primeiros meses de 2021, ou seja, de janeiro a abril, o Detran SP já aplicou em Rio Preto 3.923 multas.

Durante todo o ano de 2020, 6.636 rio-pretenses foram multados, no entanto, essas multas ficaram represadas por causa da pandemia e só agora estão sendo distribuídas.

Dhoje Interior

No Estado de SP, em 2020, foram aplicadas um total de 876.633 multas. Deste total, apenas 193.933 foram enviadas aos infratores e 682.700 ainda estão represadas no sistema do Detran SP e serão enviadas até setembro deste ano.

As multas do Detran SP geralmente só são aplicadas com abordagem do condutor, como, por exemplo, falta de licenciamento, habilitação vencida e embriaguez ao volante. O órgão estadual de trânsito não multa por meio de radar e nem autua em rodovias.

O prazo respeita os dez meses após o cometimento da infração, conforme consta na resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e essas notificações serão distribuídas seguindo um cronograma, respeitando o prazo máximo que é até setembro.

As 876.633 mil infrações que estão sendo enviadas dizem respeitos aos meses entre fevereiro e novembro de 2020, período esse em que os prazos estavam suspensos pelo Contran por conta da situação de pandemia. A partir de 1 de dezembro de 2020 esses prazos já voltaram à normalidade.

O Detran SP alerta que não é preciso se deslocar até uma unidade da instituição ou até o Poupatempo para buscar informações, pois os envios respeitarão os prazos para defesa de autuação, indicação de condutor e recursos.

De acordo com CTB (Código de Trânsito Brasileiro), para apresentar defesa prévia ou indicação de condutor, o prazo é de 15 dias a contar da data da expedição da notificação. No caso de interposição de recurso, o prazo é de 30 dias em primeira instância na Jari (Junta Administrativa de Recurso de Infração) ou em segunda instância ao Cetran-SP (Conselho Estadual de Trânsito de SP).

As multas aplicadas pelo Detran SP podem ter seus recursos executados pelo portal www.detran.sp.gov.br ou pelo aplicativo do Poupatempo Digital. No caso do recurso de indicação de condutor, também tem a opção de ser feito via Correios.

Por Andressa ZAFALON