O menino, de 5 anos, que passou por um transplante de coração na tarde desta sexta-feira (31), no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto, se recupera bem.
De acordo com o HCM, Miguel Carvalho passou a primeira noite após o procedimento sem intercorrência. A equipe médica realizou exames no paciente que demonstraram estar o coração implantado funcionando bem, com ritmo e frequência adequados.
A previsão é de que neste sábado (1) os médicos retirem os tubos que auxiliam o paciente em suas funções respiratórias e ele volte a respirar espontaneamente, sem ajuda dos aparelhos.
A criança sofria de taquicardiomiopatia, uma doença rara que é caracterizada por disfunção ventricular sistólica e insuficiência cardíaca congestiva causada por taquiarritmias persistentes ou repetitivas com frequência cardíaca elevada, perdendo funções e aumentando o coração de tamanho.
Miguel entrou na fila para transplante em outubro do ano passado e estava internado no HCM a espera de um coração há 114 dias. O órgão veio de um doador de 9 anos, da cidade de Itajaí, Santa Catarina.
Uma verdadeira força-tarefa foi montada para fazer o deslocamento do órgão até Rio Preto para a realização do procedimento. Esse foi o primeiro transplante de coração em criança realizado no HCM este ano e o oitavo na história da Funfarme.