Cooperlagos inova, reaproveita itens descartados e cria bazar

Bazar da Cooperlagos com itens que podem ser reutilizáveis - foto Divulgação

A Cooperlagos – Cooperativa de Coleta Seletiva de Rio Preto – criou o CooperBazar. Segundo a coordenadora Tereza Marta Paglioto, a idéia surgiu devido aos itens que chegam junto com os matérias recicláveis na Cooperativa e que na verdade não são recicláveis e sim reutilizáveis.

Ainda de acordo com Tereza, agora com a criação do bazar, eles podem receber  itens específicos que as pessoas estão se desapegando. “Este é um período que as pessoas tem por hábito praticar o desapego, então podem destinar o que ia pro lixo por exemplo, para nosso bazar,” diz.

Dhoje Interior

E são muitos itens que são separados, limpos e organizados no bazar segundo Tereza, tem desde utensílios domésticos como panelas, fruteiras, leiteiras, xícaras, bules, ferro de passar roupa, liquidificadores, filtro de água, até acessórios como bolsas, porta retratos, discos de vinil, relógios de parede, despertadores, rádios de pilha, máquinas de calcular, quadros, entre outros itens.

São preços populares, simbólicos, com peças de a partir de R$ 5 reais. “Os itens as pessoas vem adquirir, muitos já sabem que um ou outro deve precisar de uma manutenção, como não fazemos, apenas na triagem fazemos a limpeza dos itens,” conclui.

Toda renda oriunda do bazar compõe a retirada financeira mensal de cada cooperado, que hoje são 63 catadores na cooperativa. Tereza pede que as pessoas colaborem, quem estiver praticando desapego e tenha itens em bom estado que possa ser reutilizado podem destinar diretamente ao bazar.

O CooperBazar funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e fica na sede da cooperativa na Rua Alfredo Teodoro de Oliveira n° 1841 no Jardim Marajó próximo ao Shopping Cidade Norte.

Janaína PEREIRA – Redação Jornal DHoje Interior