Conselho de Turismo apresenta cenário do setor pós-período de pandemia

Reunião do Comtur - Conselho Municipal do Turismo no Art´s Hotel. 10/11/21. Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Rio Preto, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, apresentou nesta quarta-feira, 10, ao prefeito Edinho Araújo (MDB) um panorama geral do setor frente ao cenário de retomada econômica, na primeira reunião presencial da atual gestão. O encontro foi realizado em uma sala do recém-inaugurado Arts Hotel, na região central da cidade.

Empossada em setembro do último ano para o biênio 2020-2022, a diretoria do Comtur  vinha realizando seu trabalho por meio de reuniões virtuais. Nesta primeira reunião presencial, a presidente do conselho, a turismóloga Célia Maria Gomes de Lima, apresentou os projetos em desenvolvimento pela instituição, que têm por objetivo criar um ambiente atrativo para visitantes em Rio Preto em frentes distintas, como o turismo de eventos e serviços, religioso e cultural, entre outros.

Dhoje Interior

O prefeito Edinho agradeceu o trabalho do Comtur e destacou a importância de desenvolver projetos de turismo em parceria com a iniciativa privada. “Temos muita coisa acontecendo e o que a prefeitura puder fazer, ela vai fazer. Eu vibro com as inaugurações, não só do poder público, mas também da iniciativa privada, que é quem gera os empregos. A administração pública, por sua vez, precisa dar a infraestrutura e, em relação à água e esgoto, por exemplo, já temos capacidade para até 600 mil habitantes”, afirmou.

Outro ponto debatido foi o papel de Rio Preto como capital da Região Metropolitana, no sentido de articular o setor na região e reforçar a vocação da cidade para o turismo de negócios, congressos, feiras e eventos.

“É muito importante que o prefeito esteja aqui. Demonstra todo o interesse do poder público no desenvolvimento do turismo. Há locais próximos como Olímpia, com um atrativo enorme, mas não é de ‘business’. É Rio Preto que tem essa característica e é por isso que temos o planejamento para implementar um centro de eventos que atenda às necessidades da cidade, trazendo impactos positivos na economia como um todo”, disse o presidente da Acirp Kelvin Kaiser.

Entre os projetos citados por Célia Gomes e pelo vice-presidente do Comtur o arquiteto Kedson Barbero estão: Pesquisa de Perfil de Demanda Turística; Inventário da Oferta Turística; processos de tombamento; projetos de turismo cultural (arte naïf), cicloturismo e turismo religioso e Rota Caipira de turismo.

A presidente do conselho também apresentou a ideia de efetivar a criação do Visit Rio Preto: “É uma entidade que vai apresentar a cidade para o mundo de uma maneira profissional e com uma comunicação efetiva, com a proposta fundamental de mostrar que Rio Preto tem todas as condições favoráveis ao turismo e fazer a captação de eventos. É um projeto que está sendo coordenado pela Acirp”, afirmou Célia.

Da Redação

Reunião do Comtur – Conselho Municipal do Turismo no Art´s Hotel. 10/11/21. Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.
Reunião do Comtur – Conselho Municipal do Turismo no Art´s Hotel. 10/11/21. Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.
Reunião do Comtur – Conselho Municipal do Turismo no Art´s Hotel. 10/11/21. Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.