Confira a coluna de Waldner Lui desta sexta-feira (20)

A elegante Sônia Sampaio, aniversariante de ontem, resolveu oferecer aos plus intimes, o delicioso frescor do reencontro, ao reaglutinar amigos nesse período de isolamento. Com o necessário cuidado com a pandemia, reúne amanhã, para um jantar au caprice, em sua bonita casa num sofisticado condomínio à beira da represa. A noitada promete, porque Sônia ganhou dos filhos a animação musical da banda The Chambers.

BISTRÔ I

Leonardo Facio, filho do médico Fernando Nestor Fácio Junior, professor de Urologia da Famerp, depois de se formar chef de cuisine em Águas de São Pedro, mudou-se para Cuiabá onde atuou à frente de restaurantes famosos de lá, exercitando a profissão. Agora, com o plaisir á la carte gourmetizado, está chegando para surpreender o paladar dos rio-pretenses.

Dhoje Interior

BISTRÔ II

Leonardo inicia este mês, ao lado do pai, a montagem de um bistrô para 60 lugares – projeto simpaticíssimo do arquiteto Leandro, do Zanetti & Madi Atelier de Arquitetura, que deverá ser inaugurado em abril de 2021. Tudo a ver: os impulsos motivadores do desejo sexual e do apetite à mesa estão localizados no mesmo departamento do cérebro – o hipotálamo. E são despertados pelo mesmo hormônio, que tal?

ATRAÇÕES MUSICAIS

O Automóvel Clube promete animação para esse finde. No sábado, na hora do almoço, quem sobe ao palco é a Bozó & Cia com seus sambas e o romantismo tradicional. No domingo, outro delicioso som, desta vez o de Walter Facipieri, desfilando Cole Porter, Gershwin, Irving Berlin, Roberto Carlos e italianos emblemáticos. Um tônico para a preferência dos associados.

Aniversariante de domingo, Maria Helena Ferreira, se em períodos sem pandemia, já era low profile, agora então, a comemoração não deverá passar de um almoço com o marido, o empresário do setor imobiliário, Hamilton Ferreira, dono da Condomínim, o filho João Pedro e a filha Maria Fernanda. Maria Fernanda, aliás – com ela na foto – está se revelando excelente decoradora. É dela, entre outros, o projeto da Castellana Steak House, recém inaugurado na Redentora, que está recebendo aplausos pela beleza e elegância.

ANIVERSÁRIOS

Esses, os aniversários da semana: 20, sexta-feira: aniversário de Auriflama, Dia da Consciência Negra, Noêmia Topjian Rollemberg, José Victor Maniglia, Claudia Chahestian de Souza, Fábio Romano Calil, Guilherme José Buosi, Luiz Henrique Mendes, colunista Márcia Peltier, Nair da Silva Beolchi, Yuri Voltolini Lopes, Olga Aritana Salles Borges. Cidinha Araújo Spini, Antônio Ducatti, Wralden Porto. 21, sábado: Heloisa Helena Marconi Faria, Pedro Teixeira Neto, Ronnie Lot Sergio, Carlos de Marqui. 22, domingo: Dia de Santa Cecília, Dia do Músico, Dia da Solidariedade com o povo Libanês, Mara Cristovam, Wagner Zacharias, Cristiane Verdi Haddad Pinhel, Daniela Arroyo Vitagliano Fleury, Eliani Cristina Nimer, Renata Martins Nazareth Monteiro. 23, segunda-feira: Dia Internacional do Livro, Crescêncio Alberto Pereira Cêntola, Walter Sternieri Junior, Maria Helena Nogueira Ferreira,Abrahão Daguer Filho, Alarico Haikel, Bárbara Lania Pereira, Irineu Luiz Maia,Sérgio Augusto Lara Menezes. 24, terça-feira: Betinho Lorga. 25, quarta-feira: nasceu em 1854, em Póvoa do Varzim, um dos mais importantes escritores portugueses, o diplomata Eça de Queiroz, que morreu em Neuilly-sur-Seine, na França em 1900, aos 65 anos; Ana Cristina Bicudo de Oliveira, Durval Vilela, Julia Maria Zoccal Bresser, Maria Inês Astolfi Silva, Luiz Alexandre Ramos Saikali, Maria Gertrudes Ribeiro Aun, Vânia Maria Iounes, Tina Turner. 26, quinta-feira: Dia Nacional de Ação de Graças (Thanksgivind Day), Dia do Ministério Público, Luiz Carlos Bianchini, Marcelo Arthur (Pitt) Paungartner, Flávio Spínola de Castro, Isabela Seixas, Labieno Gabriel Salgado Mendonça, Gustavo Bonilha Theodoro.

FESTA DOS 40

Rodolfo Del’Arco comemorou em mesa de apenas três amigos, seu aniversário que transcorreu terça-feira, almoçando no novo enfant gaté da gastronomia da Redentora, o Castellana. Para o ano que vem, quando comemora data redonda, isto é 40 anos, quer fazer um festão no Harmonia Tênis Clube. Se o coronavirus deixar, claro.

O filme “Babenco-Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou”, de Bárbara Paz – na foto com este colunista no carnaval da Marquês de Sapucaí-vai representar o Brasil no Oscar. O documentário mostra os últimos dias do marido dela, o cineasta Hector Babenco, exibido no Festival de Veneza.

ADIAMENTO

Triste e preocupada porque Dikran Topdjian, foi internato na UTI com Covid, Noêmia Rollemberg achou melhor adiar a comemoração de seu 89º aniversário marcada para amanhã, sexta-feira. A festa seria realizada na casa de seu filho Marco, no Quinta do Golfe e deverá acontecer em outra data. De todos os irmãos de Noêmia, Dikran é o único vivo.

NOME I

Apesar de alegar a necessidade de uma atenção acentuada à empresa Conebel, da qual é uma das diretoras, a ex-presidente da Acirp, Adriana Neves, segundo se comenta, poderá sim aceitar o cargo de secretária de Desenvolvimento Econômico. Adriana, além de empreendedora com cabedal para comandar com exuberância a referida pasta, é inspiradora para as mulheres da cidade. Gestões nesse sentido estão sendo feitas pelo prefeito Edinho Araújo.

NOME II

Mas no páreo, tem outro nome correndo na raia paralela: Paulo Sader, também ex-presidente da Acirp e ex-presidente da Exposição de Animais. Nos corredores do Paço, uma coisa é certa entre as raposas felpudas que entendem de política: o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luís Souza deverá ser defenestrado.

A NOBREZA DA CARNE I

Como o triângulo está para o baião, o rio-pretense tem uma intensa relação afetiva com o binômio churrasco-cerveja ou churrasco-vinho, que cultua o tempo que tem disponível para seus momentos de lazer. Por isso, o El Toro consolidou-se desde sua inauguração em novembro de 2014, como refúgio de prazer do high ao mostrar sua verve gastronômica e sensibilidade ao tratar com a carne grelhada.

A NOBREZA DA CARNE II

Com suas carnes estimulantes, brilhantes e fumegantes, mesmo sem qualquer tipo de adorno, o El Tor revela uma sinceridade no seu repertório autoral de origem uruguaia. A qualidade do sabor do El Toro investiga a alma da gastronomia através da carne assada, seus molhos, saladas e arrozes do acompanhamento, dando-lhe uma bem-vinda reputação. Sempre à coté de bons vinhos, cervejas e gins. Pela elegância da casa, pelo rigor no trato, frequentar o El Toro é no mínimo, ter disposição para um empolgante almoço. Ou jantar.

DESPEDIDA DO ANO

Paulinho Rossi resolveu fazer dia 27 de novembro, quinta-feira, o último jantar do grupo de amigos que se reúne quase todas as noites no Automóvel Clube. Será um jantar de adesões, com ossobuco, tagliarini alho e óleo e salada de agrião.

OVER THE RAINBOW

O bacalhau oferecido por Reinaldo Lobanco no jantar de seu consórcio, era de derrubar certezas, pois mesmo com a balança usando voz indulgente e piedosa para pedir parcimônia e comiseração, não conseguiu ser atendida. Todos aproveitaram demais as delícias. Estava over the rainbow, assim como o gâteau au chocolat fondue e o quindim- este assinado por d. Ruth Lobanco, mãe do host, de fazer Jorge Amado perder o rumo de Itapoã.

Por Waldner Lui