Confira a coluna de Waldner Lui desta sexta-feira (2)

2- Bruna Ismael Pirillo, que neste domingo de Páscoa ganha idade nova

ANIVERSÁRIOS

ESSES, OS ANIVERSARIANTES DA SEMANA:2, sexta-feira SANTA:Dia Mundial do Livro Infantil, Dorival Dutra da Silva, Fábio Piccolo Acayaba de Toledo, João Baptista Vendramini Fleury, Mauro Arantes Ferreira,Manoel Carlos Pinotti Junior (Buffet Manoel Carlos), Bia Lourenço, Supla, José Pinho Maia Filho, Sonia Oliveira Basso.1983 -morreu Clara Nunes.3, sábado de ALELUIA: Ana Maria Lemos Benfatti, Sheila Rèche Monteiro de Barros,Beto Matera, Gil Eduardo Ferreira Fontes, Maria Cristina Mardegan Curti, Flavia Facin,Solange Del’Arco, nasceu em Omaha, Nebraska,em 1924, Marlon Brando,considerado um dos mais bonitos atores da história do cinema de Hollywood, que morreu em 2004 em Los Ângeles aos 80 anos. Alec Baldwin, Eddie Murphy, Maurício Mattar.4, domingo de PÁSCOA: Sérgio Luiz Carminatti, Sérgio Cipullo,Denise Tremura, Carlos Alberto Marconi, Bruna Ismael Pirillo, Luciana Pardo.5, segunda-feira: Alzira Gorayb, José Vítor Oliva, Paulo Nimer, Sergio Aloísio Coimbra Garzon,colunista Ana Dennz, Lilian Del Campo, Rosângela Canizza Pacheco. 6, terça -feira: Nasceu Néli Raquel Conte,  Flora Purim, Elisabeth Custódio Correa, Helio Bergantini Filho, Ana Martha Muaniz, Ademar José Elias. 7, quarta-feira: João Gomes Netinho, Maria Alice Carrazzone, Patricia Padovez, Rafael Canizza, Renata Ceribelli.8, quinta-feira: Dia Mundial do Combate ao Câncer, Dia da Natação, João Carlos Theodoro, presidente do Harmonia Tênis Clube;Beto Freitas, Albertinho Gattaz, Ana Maria dos Santos Silva,; Lígia Maura Ottoboni Miglino,estilista Ricardo Almeida,Thiago Tarraf, Ione Aun Attab, Dora Ligia Reverendo Custodio Correa.

Dhoje Interior
1- A elegante Sheila Rèche Monteiro de Barros, carioca de nascimento que durante muitos anos residiu em Rio Preto onde conquistou um bouquet de amigos, comemora o aniversário amanhã,na intimidade do lar,no Rio onde voltou a residir. Na foto,com o marido, o Cel. da Aeronáutica, Ajaury de Barros, diretor social do belíssimo Clube da Aeronáutica, nas proximidades do Aeroporto Santos Dumont

PÁSCOA

É tempo de Páscoa,sinônimo de renascimento,de celebração da vida em família,mas também é tempo de reflexão,de empreendermos uma jornada de autoconhecimento para a mudança.Enquanto essa pandemia segue impávida,na situação em que atravessamos é o momento certo para refletirmos e fazermos renascer sentimentos mais nobres.As notícias tristes chegam aos magotes e devemos agradecer ao bom Deus a felicidade de estarmos vivos.E compartilharmos a felicidade possível com nossos entes queridos.A Páscoa e seus significados vão além dos ovos de chocolate, dos lautos almoços de celebração.É importante cultivarmos sentimentos bons,fraternais e altruístas. Dessa forma todos poderemos contribuir para um mundo melhor e mais justo.

VITÓRIA

Desta coluna,os  cumprimentos aos médicos Francisco Cury- atual vice-presidente –e Helencar Ignacio, pela eleição para a Presidência e vice-Presidência da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), para o quadriêncio 2021/2025. A chapa recebeu 197 votos contra 112 da chapa liderada pelo médicos Mário Abbud Filho e Fernando Nestor Fácio.. A terceira chapa,comandada por Antonio Brandão obteve 3 votos. O resultado agora será encaminhado ao governador  João Dória  para definir se os eleitos serão mesmo empossados. Francisco Cury e Helencar Ignácio  assumem também a presidência da Funfarme – mantenedora do HB, do Hospital da Criança e Maternidade.

INFORMAÇÃO PRECISA

Excelente a ideia do vereador Jean Charles de protocolar requerimento para que a Prefeitura de Rio Preto abra um Call Center,uma central de atendimento para dirimir dúvidas do cidadão- que não são poucas- nesse vaivém de decretos,com relação ao que pode e ao que não pode, ao que funciona e ao que não funciona na cidade durante as várias diferentes fases do lockdowns, que anda deixando a população atordoada. Será sem dúvida, de grande valia.

PIX -I

Desde o lançamento em novembro, o PIX toma cada vez mais espaço no mercado de pagamentos. O serviço de transferências gratuito para pessoas físicas não demorou para cair nas graças dos brasileiros. Até fevereiro deste ano, a tecnologia criada  já possuía 73 milhões de usuários e acumulava mais de 275 milhões de operações feitas.

PIX-II

O novo serviço se mostrou um concorrente de peso para os bancos. De acordo com o Banco Central, foram 375,3 milhões de transferências via Pix realizadas em entre janeiro e 25 de fevereiro de 2021, contra 249,9 milhões feitas via TED e DOC.

PIX-III

Mesmo com o enorme sucesso, as novidades não devem parar nos três principais diferenciais do serviço: gratuidade para pessoas físicas, instantaneidade e funcionamento 24 horas por dia. A partir de julho deste ano, o Banco Central deve dar início ao desenvolvimento das regras para o funcionamento do Pix Garantido, que permitirá o parcelamento de compras cujo lançamento  está previsto para o primeiro semestre de 2022.

O médico José Dalmo Araújo Filho,do IMC festejado pelo aniversário que transcorreu terça-feira

MÁSCARAS FACIAIS I

Desde o dia 25 de março, as regras em relação ao uso de máscara ficaram mais rígidas em aeroportos e aviões.Segundo resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), fartamentne divulgada pela imprensa, os protetores faciais caseiros de tecido só serão aceitos se confeccionados de acordo com as regras da ABNT.

MÁSCARAS FACIAIS II

Máscaras que não serão aceitas:de acrílico ou de plástico;  Protetores faciais (face shields) usados sem máscara por baixo;com válvula, mesmo que sejam as N95/PFF2 e lenços ou bandanas de pano;máscaras caseiras feitas com material que não seja considerado de proteção,segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) . Entre os exemplos, estão as máscaras de apenas uma camada de tecido, ou qualquer uma feita de paetê, de tricô ou crochê

MÁSCARAS FACIAIS III

O uso de máscara está dispensado para pessoas com transtorno do espectro autista,deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou qualquer outra deficiência que as impeça de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial,conforme declaração médica e para crianças com menos de 3 (três) anos de idade.O passageiro pode tirar a máscara apenas para comer e beber água, dentro de avião e nas praças de alimentação dos aeroportos, respeitando a distância de pelo menos 1,5 metro das outras pessoas.

Por Waldner LUI