Confira a coluna de Waldner Lui desta sexta-feira (18)

NAMORADOS - Engenheiro agrônomo Dr. Waltinho Sternieri e a médica Dra.Valéria Braga Braile Sternieri, diretora da Braile Biomédica.

LOVE IS IN THE AIR V

Com o cotidiano fazendo a dimensão dessas quatro letras mágicas, o amor- esmaecerem e perderem intensidade e o relacionamento criando ajustes ao longo do tempo, é normal que aos poucos sejam substituídas pela compreensão, parceria, amizade, respeito e afeição. Não é fácil subverter os arquétipos dos jovens apaixonados que compartilham lembranças, esperanças, sonhos e ideais. O cotidiano de um casal, tem uma fragilidade de cristal e para não petrificar os sonhos, se faz necessário colecionar com carinho, os bons momentos. Só assim, o amor toma a exuberância do infinito, para não transformar o relacionamento em mirrados fiapos que se perdem ao menor bafejo do vento. Inquietações filosóficas à parte, esses casais que a cada edição da coluna, venho homenageando pelo Mês dos Namorados, mostram no cotidiano que souberam até hoje, reinventar os momentos de felicidade. São nomes de destaque no nosso high, sempre festejados porque exibem a afetividade e o companheirismo, passaporte para que duas pessoas tenham acesso ao infinito do melhor dos sentimentos.

Dhoje Interior

ANIVERSÁRIOS

ESSES, OS ANIVERSARIANTES DA SEMANA: 18, sexta-feira: Dia do Químico, Dia do Emigrante Japonês,Vera Nice Bonfá Martucci, Ivan Togni Filho, Ricardo Vançan (cantor Seu Moço), Sônia Celeste Menezes, Celia Regina Costa, Lelé Arantes, Dênio Munia Benfatti, Fábio Marques dos Santos, ex-presidente do Brasil (34º ) Fernando Henrique Cardoso, Lizleila Abdala Martingo, Maria Bethânia, Paul McCartney, Waldir Antônio Tognola, Paulo Roberto Freitas, Pedro Carlos de Paula Ferreira Filho. 19, sábado: Dia do Cinema Brasileiro, Ana Maria Mattos, José Pattini Neto, Daniel Rondano, Lígia Ramos Cal, Ricardo Carvalho, Valéria Homsi Maioli. 20, domingo: Marco Aurélio Van Erven, Carmen Lívia Mansor, Chico Buarque de Holanda, Cláudia Abinagem Nazareth, Poty Peloso Jorge, juiz de Direito Paulo Roberto Zaidan Maluf, juiz de Direito Diego Goulart, cantora Cindy Lauper, Diva Cherubini Bergmann, Giulia Nagamine,ator Kadu Moliterno, Leonel Ritchie, atriz Nicole Kidman, Otávio Mesquita,Valdney Ciconi. 21, segunda-feira: Inicio do Inverno, Dia da Mídia, Dia do Imigrante, Dia Universal Olímpico, aniversário de Cedral, 839- nasceu no Rio de Janeiro, Joaquim Maria Machado de Assis escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores, senão o maior nome da literatura do Brasil. Foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Morreu no Rio em 1908 aos 69 anos. 1905-nasceu em Paris, na França o escritor Jean Paul Sartre, filósofo, escritor e crítico francês, conhecido como representante do existencialismo. Sartre morreu em 1980, em sua cidade natal. Ex-primeira dama do Estado de São Paulo, D.Ika Fleury, José Eduardo Rímoli (Formigão) ex-presidente do Automóvel Clube, Beatriz Parsekian, Eduardo Kalmus, senador Eduardo Suplicy, Paulo Macedo Garcia Filho, Paulo Mário Cantoni, Príncipe Willian Arthur Phillip Louis, Roberto Habib Zahra. 22, terça-feira: Aimar Ribeiro, Luciana Matarazzo Ribeiro Soubhia, Ana Maria Trabulsi Cury, Célia Guimarães Accorsi, Débora Cristina Haddad, atriz Meryl Streep, Maria Lucia Funes Navarro da Cruz, Nilzo Nazareth Neto. 23, quarta-feira: Elza Soares, Heloisa Helena Facio Abudi, Maria Rita Nassif, cantor Sérgio Reis, Lucia Candida Domingues da Silva Liso. 24, quinta-feira: Dia de São João, os gêmeos João Batista Trabulsi e Antônio Fernando Trabulsi, Maria Gabriella Lourenço de Arnaldo Silva, Betinho Lofrano, Eloisa Mattos,Wagner Colaiacovo, Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro; Abadia Megid, Heitorzinho Jalles Guimarães,João Matioli, Aventino Filliage (Tininho Camiseiro), Reinaldo Lourenço, 1935-Morreu Carlos Gardel.

DOCES DOS SONHOS I

Para acalentar a saudade daqueles que amam viajar e incluem Paris entre suas preferências, a jovem empresária Renata Salvi Ferreira, esposa do doublé de empreendedor e cantor, Marcelo Dadona Nunes, o famoso Jeca, integrante da dupla “Fiduma e Jeca”, em grande ascensão no cenário artístico sertanejo, estará abrindo a franquia do “Café du Centre” na próxima terça-feira, dia 22, na Rua Pernambuco, ao lado do El Toro, onde antes havia uma lojinha.

DOCES DOS SONHOS II

Trata-se de um café alinhando com a atmosfera art nouveau que envolve Paris e nos entrega a Cidade-Luz de mão beijada. Algo entre o Café Tortoni de Buenos Aires e o Café Florian na Piazza San Marco, em Veneza, sem os rebuscamentos típicos da art nouveau. A casa é uma franquia que tem matriz em Itapema, Santa Catarina, com filiais em Curitiba, Gramado, Florianópolis, Campo Grande, Brasilia, Campinas, São Paulo e no Canadá, na maravilhosa Calgary.

DOCES DOS SONHOS III

Símbolo da hospitalidade brasileira, o café terá sua presença marcante, dividindo o protagonismo com a pâtissière e chocolatière com acento gaulês, determinado por baristas de grande competência. A unidade rio-pretense recebeu uma montagem primorosa, cujo investimento beira os R$ 500 mil, de acordo com as determinações da matriz, mostrando que desde cedo o casa já se destaca pelo empreendedorismo, oferecendo plats de coeur como cremes, gâteaux, bombons.

DOCES DOS SONHOS IV

Pode-se esperar ali, um robusto tributo à França de Victor Hugo, Edith Piaf, Christian Dior, Napoleão Bonaparte, Alain Delon, Claude Monet, Coco Chanel, porque os sedutores pratos salgados e doces são uma vitrine da confeitaria de forte traço francês e têm uma consistência de receitas tradicionais revisitadas, atestando cuidado, incluindo novos sabores, escoltados pelo verniz contemporâneo, com resultado encantador. O croissant, o Santo Graal da boulangerie francesa, inicia a eloquente história de ternura onde os doces, que dificultam nossas culpas, estão lá no cardápio cintilando expectativas.

DOCES DOS SONHOS V

Rio Preto vai ganhar um point de gente elegante, sem dúvida, com referências de qualidade, luxo e sofisticação para se compartilhar momentos com amigos- profiter de la vie (aproveitar a vida) como dizem os franceses, principalmente nessa época de lockdowns e difíceis reencontros. As excelências da cozinha francesa vão se debruçar sobre os rio-pretenses, que deverão se deliciar degustando croissants, quiches, marrons, o croque monsieur-o misto-quente francês (decorado com pétalas de rosas)- e delícias açucaradas montadas no capricho, em taças decoradas com algodão doce, bombons, barras de chocolate, cujas apresentações caprichadíssimas, nos remetem aos grandes chefs pâtissiers franceses acompanhados de cafés, chás e os deliciosos sabores dos achocolatados. E até o imprescindível champagne.

DOCES DOS SONHOS VI

Renata e Marcelo prometem um serviço bem adestrado enquanto canções francesas embalam a trilha sonora, numa atmosfera de quadros de cenas francesas em fotos emblemáticas. Funcionará de meio-dia às 18 horas durante o lockdown. Depois, passará a atender das 14 às 20 horas. Entre as coisas positivas que essa pandemia nos deixará como herança é fazer o mundo pensar e refletir melhor sobre a vida, sua brevidade que nos estimula prazeres inerentes.

REFERÊNCIA

Ginecologista e obstetra, o doutor Marcos Colombo é quem realiza os exames de ultrassonografia nas gestantes atendidas na Togni. Especialista em Medicina Fetal pela Fundação de Medicina Fetal latino-americana (FMF-la), o profissional tem experiência em identificar alterações, que podem impactar na saúde do bebê e da mãe.Além de atender na Togni, Colombo é preceptor da Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Santa Casa de Votuporanga/UNIFEV e docente do curso de Medicina da Unifev.

SEM FESTA JUNINA

Santo Antônio, São João e São Pedro podem tirar o cavalinho da chuva. Levaram um balão do prefeito. Se esperavam ser homenageados com grandes festas, como em anos passados, agora conseguem, no máximo, uma festa diurna. E sem aglomerações, sem quadrilha e nem gente pulando a fogueira. O máximo, para matar a saudade da gastronomia típica, será uma comemoração familiar, para ensinar às crianças a nossa memória afetiva junina. O prefeito Edinho Araújo confirmou o início do lockdown noturno para ontem das 18 da noite às 6 da manhã, até o dia 2 de julho, acatando a recomendação do Comitê Gestor de Enfrentamento do Coronavírus.

Por Waldner LUI