Confira a coluna de Roberto Toledo deste sábado (28)

O empresário e pecuarista João José Hernandes e Dora Márcia Cabrera Mano Hernandes. Ele comemora aniversário neste sábado, dia 28. Aquele abraço!

PÉROLA DO DIA

VOCÊ NUNCA VAI CHEGAR AO SEU DESTINO SE VOCÊ PARAR E ATIRAR PEDRAS EM CADA CÃO QUE LATE. SORRIA, BEBA MUITA ÁGUA E SEJA FELIZ! 

Dhoje Interior

Diário do bob

Tema de abertura. Edinho Araújo não disse nem que sim, nem que não, mas um rastilho de pólvora corre esquentando as cabeças dos atuais ocupantes de funções de confiança na Prefeitura. É que dizem que o prefeito está exigindo que todos de sua equipe peçam exoneração e deixem seus cargos à disposição. O que é normal, mas preocupante para quem abandou o barco no período eleitoral. Posso estar enganado, mas fazendo as contas conclui-se: na demissão geral a prefeitura vai ter que abrir literalmente o caixa. O problema é que mesmo o gestor sendo o mesmo, a administração tem que ter separação de período. Mandato cumpri-se. A maior qualidade de um vereador é seu mandato.  Já o maior defeito é a ausência de votosSuas virtudes são medidas numa conjuntura de eleitorado e presença de plenário. O Velho Ranzinza deu esse recado e nem todo mundo entendeu. É de se apiedar ao ver a romaria no sobe e desce dos elevadores do Paço Municipal de candidatos naufragados na eleições que se sentem no direito de reivindicar alguma coisa. Certo é que mudanças serão necessárias, mas tem coisa que não dá para mexer. Em time que está ganhando não se mexe. Peso pesado.

Você pode não ter se dado conta, mas em praticamente um mês já será 2021. Ou seja: a Trinca de Ferro do governo Edinho tem menos de trinta dias para embrulhar a próxima gestão para presente e colocar um laço de fita antes de entregá-la para o prefeito abrir. O problema é que o pacote não está fechando. Adeus ingratos. Gerson Furquim deve se despedir da vida pública. Depois de ter feito pouco do prefeito Edinho Araújo, não  conseguiu sua reeleição como vereador. Foram 24 anos na Câmara Municipal, a mais longeva do parlamento. Gerson só terá chance de voltar para a Edilidade quando já tiver quase 70 anos. Aí o eleitor terá outras opções mais atuais. Pedido pra ficar. O pessoal da Educação está se mobilizando para insistir que Sueli Costa permaneça no comando da pasta. Aldenis Borim, que tem comandado a saúde durante a pandemia, é outro que conquistou o respeito do funcionalismo, que quer que ele siga na chefia. Ponto e basta!

Novo comando

A nova diretoria da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto toma posse, na próxima quinta-feira (3 de novembro), às 20 horas, para iniciar a gestão 2020/2023. O ginecologista Leandro Colturato sucede na presidência o oftalmologista Kassey Vasconcelos. A vice-presidência será exercida pelo nefrologista Rodrigo Ramalho, dando continuidade ao trabalho do anestesista Odilar Paiva Filho. A cerimônia será no anfiteatro principal da SMC, respeitando-se as medidas de segurança e prevenção ao coronavírus. Vou apresentar o ato.

Clima tépido

Nem quente, a ponto de fervura, nem frio capaz de causar hipotermia. Digamos que o clima nessas horas que antecedem o segundo turno eleitoral em nossa capital esteja tépido. Da pra sentir um sopro – um vento que se espalha pelo centro da sociedade na direção de Guilherme Boulos -, o que não quer dizer que ele chegará ao pódio. Mas essa última pesquisa Datafolha lhe dando 45% de intenção de voto contra 55% de Bruno Covas é de assustar a mulher do bandido. 

Remember

São Paulo é, por excelência, o espaço do Senhor Imponderável dos Anjos. Elegeu Maluf, depois elegeu Erundina, elegeu Jânio quando Fernando Henrique já havia feito pose na cadeira de prefeito, elegeu Marta Suplicy, elegeu Fernando Haddad, numa espécie de passeio pela gangorra. Apenas lembranças.

Ainda há tempo

Marcos Casale merece cumprimentos. Saiu do rodapé mas tabelas de intenção de votos para uma razoável terceira posição no final na eleição para prefeito. No entanto, ofuscando seu sucesso, está Valdomiro Lopes, para lembrar que, sem seu apoio e persistência, Casale não teria ido tão longe, já que seu propalado apoio dos bolsonaristas nunca chegou.

Maiores vencedores
Nas grandes cidades brasileiras, grupo que reúne cerca de 37% do eleitorado, os resultados de domingo indicam que o PSDB deve ser novamente o maior vencedor das prefeituras, mas com menor fôlego do que em 2016, enquanto o PSD e DEM podem se equiparar ao poder municipal do MDB. 

Detalhes

não tão pequenos… 

CARLOS CURY, médico, está em férias com a família curtindo sol e mar na maravilhosa Praia de Carneiros – Pernambuco.

O EMPRESÁRIO Nelsinho (Nena) frutuoso e Alessandra organizam o evento Pizza Solidária – Amigos do Bem neste sábado, dia 28, com retirada das 16h às 18 horas, no Colégio Criarte, Jardim Seixas. Renda 100% para a Casa da Criança. O casal cancelou a edição deste ano do famoso evento beneficente Boi na Rolete, devido à pandemia.

JORGINHO CURY NETO e a filha Ana Paula Ribeiro Cury Buquera foram os aniversariantes de ontem. Parabéns para essa dupla de amor.

VOCÊ CONHECE a teoria do inconsciente? Venha saber mais no Curso de Formação em Psicanálise do NPP – Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas. Estamos com inscrições abertas aqui em São José do Rio Preto. Entre em contato pelo e-mail Nucleodepesquisas.com.br [email protected] ou pelo Whats (11) 96633-9986 e (11) 97680-6676.   

CARLOS ARNALDO Silva, empresário e ex-candidato a Prefeito de Rio Preto, ganhou idade nova ontem, recebendo os paparicos dos familiares. O assessor deste colunista, Luizinho Bueno, também colunista social e jornalista, assume idade nova neste sábado, dia 28 de novembro. 

ELAS POR ELAS. Quase 54% dos eleitores que estão aptos a votar nos 57 municípios em que haverá segundo turno são mulheres; 56,20% do total são solteiros; 11,10% estão na faixa etária de 35 a 39 anos; e 29,84% têm ensino médio completo. Esse é o perfil médio dos 38.284.410 eleitores que estão aptos a votar no segundo turno das eleições municipais de 2020, amanhã, dia 29 de novembro.

SOMA DOS VOTOSO quadro geral do primeiro turno das eleições municipais foi visto com otimismo pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB) que almeja construir até 2022 sua candidatura à Presidência da República. Dirigentes tucanos afirma que Doria chegou a comemorar, em reuniões partidárias depois do pleito para avaliar resultados das disputas municipais, o fato de, juntos, PSDB, DEM, MDB e PSD terem obtido 40,6 milhões de votos em todo o país.

 A CIA. PARA PESSOAS Solitárias, de Rio Preto, está promovendo a circulação de seu mais recente espetáculo, “Máfia”, que foi contemplado com o fomento do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura. Assim como em “War” (2015), primeira montagem da companhia rio-pretense, “Máfia” reflete sobre os conceitos de masculinidade a partir de referências como o cinema e a indústria do entretenimento.

Por Roberto TOLEDO