Confira a coluna de Roberto Toledo desta quinta-feira (29)

Robson Bruno Mir, empresário da moda, e Ana Júlia Guerra Mir, que serão papais pela primeira vez, organizaram um caprichado chá para saber o sexo do bebê. Será menino, e receberá o nome de Antônio, que nascerá no começo de setembro. É só alegria para os avós, os empresários Robson e Selma Nunes Mir

PÉROLA DO DIA

GENTE, A VACINA É PRA IMUNIZAR CONTRA COVID-19. SEM VERGONHICE, FALTA DE CARÁTER E PREGUIÇA, NÃO DEPENDEM DE VACINA, MAS SIM DE ATITUDE. Sorria, beba muita água e seja feliz! 

Dhoje Interior

Diário do bob

Bem devagarzinho. A convivência com uma pandemia global está fazendo com que todos nós expandimos nosso vocabulário. Agora entendemos termos como EPI (equipamento de proteção individual), distanciamento social e rastreamento de contato. Mas quando pensamos que talvez tenhamos domínio sobre a maior parte da terminologia, nos deparamos com outro conjunto de novas palavras: mutaçãovariante e cepaTraduzindo em miúdos, uma variante é chamada de cepa quando mostra propriedades físicas distintas. Simplificando mais ainda, uma cepa é uma variante construída de maneira diferente com comportamento diferente em relação ao vírus original. Completando, todas as cepas são variantes, mas nem todas as variantes são cepas. Mais uma esticadela. Com a nova flexibilização da quarentena, a partir do sábado, lojas, shoppings, restaurantes, salões de beleza, academias e outros estabelecimentos comerciais poderão funcionar das 6h às 20h. As novas regras valem até 9 de maio. Como o Sol, a volta a terra vai aos poucos dando lugar para a lua cheia. Leia sem piscar. Como já se imaginava, o Tribunal Regional Federal da 1ª região derrubou liminar que impedia o senador Renan Calheiros de atuar como relator da CPI da Covid. Na seqüência, a CPI foi instalada e Renan confirmado relator. Viva o Brasil! Saindo na frente. Quando a noticia é legal alguns veículos costumam abrir a matéria anunciando “exclusiva” – é o caso na seqüência: A TEREOS já levantou R$1 bilhão em credito verde que, pra quem não sabe, são créditos relacionados a projetos e critérios de sustentabilidade ambienta. Quem quiser entender mais sobre o assunto é só dar um alô para o Gustavo Segantini.  Quem sabe, sabe. O Açúcar Guarani acaba de assumir a 2ª posição em MARKET SHARE no Brasil, conforme o ranking da ABRAS. É estatístico. Os economistas de plantão estão prevendo que, em virtude da crise, 25% dos filhos não vão presentear suas mães por uma questão muito simples: o bolso está vazio. Nova síndrome. Após mais de um ano sem ir a festas e as escolas, encontrar amigos e namorar, adolescentes de famílias tradicionais de Rio Preto já estão demonstrando medo e pânico, enfrentando a já chamada por alguns especialistas de “Síndrome da Gaiola”. Reflexão conclusiva.  A CPI da Covid-19 está instalada e o governo toma assento a cadeira dos réus. Governadores, idem. Mas as luzes midiáticas focarão com mais intensidade o espaço Federal. Podem apostar. Ponto e basta!

Sangue comerciário

O Sindicato dos Comerciários de Rio Preto em parceria com Hemocentro vai promover durante o mês de maio, a Campanha “Sangue Comerciário”, com o intuito de salvar vidas por meio da doação de sangue. Esta é mais uma campanha encetada pela equipe da presidente licenciada Márcia Caldas, nossa Secretária Municipal do Trabalho. Todos os sindicalizados que fizeram a doação serão presenteados com uma montada com carinho pelo Sindicato em comemoração ao Dia do Trabalho, que se comemora no sábado.

Vamos ao cinema

As telas dos cinemas dos shoppings voltam exibir suas películas a partir de hoje, com atrações mais voltadas para a moçada como Godzilla VS Kong, Tom & Jerry e O auto da boa mentira. Todas as medidas de seguranças serão adotadas.

Vamos combinar

João Doria já decidiu: será candidato ao Planalto em 2022, deixando o governo estadual para ser disputado pelo vice Rodrigo Garcia (DEM) preferencialmente filiado ao PSDB. Ao ex-governador Geraldo Alckmin estaria reservada a vaga ao Senado ou papel de puxador de votos para Câmara. José Serra ainda não decidiu se vai concorrer ou não a um novo mandato. E Doria pensa em fazer um arco de alianças com Ciro Gomes, João Amoêdo, Luiz Henrique Mandetta, Luciano Huck, Sérgio Moro e Eduardo Leite. Só falta “combinar com os russos”, como diria Garrincha na famosa história.

Uma bomba!

Uma reunião entre gente graduada do governo federal e que seria transmitida ao vivo pela Internet explodiu como uma bomba. Sem saber que o link já estava aberto e a transmissão estava no ar, enquanto a reunião não começava, alguns ministros do governo Bolsonaro fizeram confissões inimagináveis e que mostraram o total despreparo de sua equipe.

Fique Sabendo…

A Cerimônia dos Oscars, que já foi um dos eventos de maior audiência em todo o planeta, perdeu 60% da audiência (só este ano) e ficou na casa dos 9 milhões de espectadores pela primeira na História. Antes deste ano, a menor audiência foi em 2020, com 23,6 milhões. 

Dúvida cruel

O superministro Paulo Guedes acusou disse que a vacina desenvolvida pelos chineses não tem a mesma eficácia que a vacina da Pzifer, porque esta seria americana. No entanto, quando era para o governo federal comprar a vacina da Pfizer, ficou fazendo charminho e frescura, agora o que temos é só a Coronavac. Além disso, a vacina produzida pela Pfizer foi desenvolvida por cientistas de origem turca no laboratório da Biontech, que é alemão.  Guedes mostrou que, quando o assunto é vacina, a pauta não é com ele. 

Casa desgovernada

Detratores e adversários do governo Bolsonaro pegaram as falas dos ministros Guedes e Ramos transmitidas ao vivo pela Internet para atestarem a desorganização que está a administração federal. Como resposta, o governo federal demitiu o braço direito de Paulo Guedes, Waldery Rodrigues, e mandou um pedido de desculpas formal à China. Tudo isso no dia em que foi instalada a CPI da Covid.

Detalhes

não tão pequenos… 

SUELI BERGAMO Ferreira, esposa do empresário Luiz Gonzaga Ferreira, ganhou idade nova na segunda-feira passada, recebendo os cumprimentos dos amigos e familiares.

O CASALZINHO Mariana do Lago Haddad e Issao Kimura estão de casamento marcado no civil, em breve. Os noivos são filhos de Maurício Nagib Haddad e Tânia Mara do Lago Haddad e de Shinichi Kimura e Márcia Akemi Sogawa Kimura.

VEM AÍ, a 12ª edição da Exposição Fotográfica “Mães e Filhos em Foco”, Riopreto Shopping – Virtual, da fotógrafa Eloisa Mattos, seguindo todas as medidas de proteção devido á Covid-19.

CARLA VALENCIO, filho dos pecuaristas João Carlos Teixeira Costa e Rose Valencio, ganhou idade nova com direito a bolo, docinhos e parabéns para você, no Haras Comitiva Eldorado de sua família em Ipiguá. Os amigos, futuros médicos veterinários participaram do encontro festivo, mas, com os cuidados devido à pandemia.  

EM RIO PRETO, Instituto Federal abre suas portas para os alunos, com início das aulas no segundo semestre, deste ano. O novo prédio fica pertinho da Faculdade Unilago.

CLOTILDE GARCIA da Costa, o advogado Gustavo Casseb e Gustavo Fonseca Faria foram os aniversariantes deste começo de semana.

JÚLIO CESAR MENEGAZ está com os convites da 17ª Feijoada do Rotary Club Palácio das Águas Rio Preto, em clima drive thru, no dia 16 de maio, com retirada na Paróquia São Judas Tadeu, das 10h30 às 14 horas, no valor R$ 60,00 reais. Kit completo para 2 pessoas. A renda será em prol da AACD Rio Preto e São Judas Tadeu. Vamos ajudar!

Por Roberto TOLEDO