Conferência Municipal de Cultura acontece dias 17 e 18 em Rio Preto

Evento este ano será online. Foto Divulgação

Rio Preto realiza nos dias 17 e 18 de outubro a 2ª Conferência Municipal de Cultura. Por conta da pandemia de covid-19, esta edição será realizada online, por meio da plataforma Zoom.

Além das discussões e ações sobre políticas culturais, a programação inclui apresentações musicais de projetos vencedores da edição 2020 do Prêmio Nelson Seixas. Nos dois dias a Conferência acontece das 14 às 18 horas.

Dhoje Interior

Programação – No dia 17, a abertura terá a apresentação musical “As Chicas, em porção de entrada”, com Érica Porto e Elis Ribeiro. Na sequência, na composição da mesa, haverá abertura com o Secretário da pasta, Pedro Ganga e leitura e aprovação do Regimento da Conferência.

O tema deste ano, Histórico do CPF (Conselho, Plano e Fundo) da Cultura, será apresentado pelo assessor da Secretaria de Cultura e Gestor do Sistema Municipal de Cultura, Jorge Vermelho.

A artista e doutora em Artes Visuais, Renata Felinto, do Crato/CE, apresentará o tema “A pluralidade cultural brasileira como cura da nossa gente: da estética doméstica à obra de arte no museu.”

Em seguida, Paulo Casale traz um pouco da música de Paulo Moura e, posteriormente, a mestre em Educação, professora e musicista, Amanda Melissa dos Santos, que é presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campo Limpo Paulista/SP, discorre sobre o tema: “A participação da sociedade civil no Conselho Municipal de Políticas Culturais”. A programação do primeiro dia de Conferência será fechada com espaço para perguntas e diálogo. 

Segundo dia – No dia 18 de outubro, domingo, às 14 horas, a II Conferência recomeça com Psicorange, em pílula domingueira, apresentação de  Andressa Maria, Murilo Gussi e Sávio D’Agostino. Após abertura dos trabalhos, com apresentação da ordem do dia, a Secretária Municipal de Cultura de Ribeirão Preto/SP, a cientista social e bailarina, Isabella Pessotti apresenta o tema “Inter-Gestão: poder público e sociedade civil”. Ao final haverá espaço para perguntas.

Na sequência, o Secretário de Cultura de Rio Preto, Pedro Ganga e o Gestor do Sistema Municipal de Cultura, Jorge Vermelho, farão o lançamento do Cadastro da Cultura de São José do Rio Preto – Indicadores e Organização.

Mais uma apresentação, desta vez “Café com uma fatia do Cancioneiro de Lua”, com Cris Duarte levará música à II Conferência. 

O historiador e escritor, Celio Turino, de São Paulo/SP é o convidado para a palestra de encerramento, com o tema “O caráter simbólico da Cultura”. 

 

Da Reportagem Jornal DHoje Interior