Comércio estima crescimento de 15% nas vendas com a Black Friday

A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro, no entanto, o comércio já está se movimentando e espera alcançar um aumento de, pelo menos, 15% nas vendas comparado com 2020.

O vice-presidente do Sincomércio, Ricardo Arroyo, explica que a expectativa é de aumento sim, porém, com ênfase maior nas vendas pela internet. “Apesar de ainda ser um cenário meio incerto, a expectativa é de aumento nas vendas, até pelo momento de retomada econômica. Apostamos em uma alta de 15% em Rio Preto, sendo que, no mínimo, 80% destas vendas serão pela internet”.

Dhoje Interior

O consumidor está preferindo, cada vez mais, comprar pela internet devido à comodidade de não sair de casa. “Além de comprar do sofá de casa, o consumidor tem mais chances de encontrar melhores preços e, muitas vezes, com fretes grátis. É um atrativo e tanto”, ressalta Ricardo.

Mesmo sendo mais tradicional nos Estados Unidos, a Black Friday ganhou força no Brasil desde 2010 e, de lá pra cá, o número de lojas que aderem à essa data só cresce. “A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos lojistas. Muitos consumidores, inclusive, aproveitam para comprar seus presentes de Natal durante a Black Friday, em virtude dos preços e promoções especiais. Os comerciantes estão otimistas com a data e as perspectivas são as melhores”, frisa o diretor de comércio da Acirp de Rio Preto, Walter Carrazone.

Em relação às contratações temporárias, as entidades ainda não tem uma expectativa em números para este ano, mas garantem que elas já começam para a Black Friday, com o objetivo, inclusive, de treinar esses funcionários para o Natal.

Ruan Carmo é gerente de uma loja de acessórios e maquiagens no centro de Rio Preto. Por lá, as contratações temporários já têm data para começar. “Abrimos vagas para vendedor, caixa e repositor. A expectativa é que contratemos logo no início do mês que vem e que façamos contratos para trabalhar em dezembro também, visando o movimento do Natal”.

As lojas do centro de Rio Preto passam a funcionar até às 22h a partir do dia 5 de dezembro.
Por Andressa ZAFALON – Redação Jornal DHoje Interior