Com queda de 40% das reservas, hotéis esperam retomada a partir de setembro

O número de reservas de quartos de hotéis em Rio Preto sofreu uma drástica redução durante a pandemia. O Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares) estima que houve uma diminuição de 40%. A expectativa é de que com a diminuição das restrições o setor consiga iniciar a retomada.

“O setor precisou tomar atitudes emergenciais, já que ficaram à beira do colapso, não só aqui em nossa região, mas em todo o país. Além de lançar mão de programas de afastamento criado emergencialmente pelo governo, também houve a necessidade de injetar capital, seja de recursos próprios ou empréstimos, além de diminuir drasticamente o quadro de funcionários”, afirmou Paulo Silva, presidente do Sinhores.

Dhoje Interior

De acordo com Paulo, o setor deverá começar a aquecer a partir de setembro e não só os hotéis serão beneficiados com o turismo, e sim bares e restaurantes. “Mais visitantes na cidade, são mais clientes para bares e restaurantes. Trazer pessoas para a cidade é sempre muito necessário. Ainda mais com toda a estrutura que temos de turismo receptivo. Estamos totalmente preparados para receber esses turistas”, comentou.

“Os setores ligados ao turismo sofreram muito nessa pandemia, pois muitas pessoas deixaram de viajar para ficar em casa. Com a diminuição das restrições, certamente teremos um crescimento, mas para retomar ao mesmo patamar de antes da pandemia, acredito que só no segundo semestre de 2022”, afirmou Jorge Luís de Souza, secretário de desenvolvimento econômico e negócios do turismo.

Segundo o secretário, congressos e eventos são os que mais atraem visitantes na cidade, além do setor de saúde. “Por Rio Preto ser um polo de saúde, muitas pessoas procuram tratamento e cirurgias mais complexas aqui. Fora isso, cerca de 30 mil pessoas de outras cidades da região passam em Rio Preto por dia, seja para ir nos shoppings, seja para ir no ambulatório do HB”, comentou.

Apostando na retomada do turismo, a empresa Atlantica Hospitality Internacional inaugurou um novo hotel na cidade, chamado de Comfort Suites. “O setor imobiliário resistiu de forma surpreendente à pandemia, ganhou destaque e alavancou a economia de muitas cidades, como Rio Preto. Estamos com uma boa expectativa para a região, com o avanço da vacinação e a tendência de uma procura maior de turistas por hospedagens em cidades do interior”, afirmou Fernanda Rampin, Gerente Geral do Comfort Suites São José do Rio Preto.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior