Com mais de 5 mil faltas, Saúde fará vacinação da 2ª dose neste sábado

Foto: Sérgio Sampaio

A Secretaria de Saúde de Rio Preto está convocando todos os faltosos da segunda dose da vacina contra Covid-19 para concluir a imunização. Neste sábado (24), a Swift estará aberta das 9h às 16h para aplicar as doses da CoronaVac e AstraZeneca. Para ser vacinado, é necessário apresentar documento com foto e CPF, comprovante de residência de Rio Preto e comprovante de vacinação.

O número de pessoas que não retornaram para receber a segunda dose registrou um aumento nesta semana. Na segunda-feira (19) a Saúde contabilizava 2.831 faltosos. Já nesta sexta-feira (23) são 5.312, um crescimento de 87,6% no período.

Dhoje Interior

“A maioria das pessoas que não retornaram são os que estavam agendados para os dois últimos dias. Nesta quinta, por exemplo, a expectativa era de aplicar cerca de 5 mil doses e só 3 mil compareceram. A nossa preocupação é de que esse número vá se acumulando com a entrada de novos grupos”, comentou a gerente de imunização, Michela Barcelos.

Dentre o número atual de faltosos, 67 deveriam ter retornado em fevereiro, 82 em março, 403 em abril, 174 em maio, 121 em junho e 4.465 neste mês de julho (84% dos atrasos). “Não existe intervalo máximo entre as doses, então as pessoas que estão atrasadas desde abril, por exemplo, podem retornar e concluir a vacinação sem problemas. No entanto, pedimos para a população para que compareçam nos postos de vacinação na data marcada para evitar ficar exposto ao vírus sem necessidade”, afirmou Michela.

A Saúde também pede para que o telefone e o e-mail sejam preenchidos corretamente no site Vacina Já, para que os agentes de saúde entrem em contato. “Algumas pessoas colocam o número errado e não conseguimos ligar para avisar. Há casos também de pessoas que tomaram a 1ª dose e vieram a falecer, mudaram de cidade ou foram vacinadas em outro município”, comentou.

Para segunda-feira (26) serão aplicadas apenas segunda dose. A Saúde ainda aguarda a chegada de novas doses para continuar a vacinação do público de 30 anos ou mais. Os postos de imunização são Swift, das 8h às 16h, Recinto de Exposições, das 8h às 17h, e unidades de saúde, das 8h às 14h.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior