Com aumento na procura, 50 mirassolenses são beneficiadas com mamografias gratuitas

Rosalinda foi uma das beneficiadas. Foto: Vinicius Lima

A campanha Outubro Rosa coloca em evidência a importância de realizar a mamografia. Visando diminuir a fila por esses exames, uma parceria entre a Ultra-X Medicina Diagnóstica e o Departamento de Saúde de Mirassol (DMS) ofereceu exames gratuitos para 50 mulheres.

A diarista Rosalinda Sivieli, 58 anos, foi uma das beneficiadas. “É maravilhoso. Eu tinha plano e agora não tenho mais, então fique feliz quando me ligaram e falaram que eu poderia fazer o exame ”, afirmou.

Dhoje Interior

“Essa ação nos ajuda com a demanda reprimida que nós temos no município. Selecionamos as mulheres levando em conta a idade e o tempo que elas já estão aguardando”, comentou a enfermeira do DMS de Mirassol, Rosana Gonzalez.

A Ultra-X informou que historicamente há um crescimento na demanda no mês de outubro. Em 2018 houve um crescimento de 20% em relação a média mensal e 2019 foi um aumento de 20%. Já em 2020 o índice chegou a atingir 70%.

“No ano passado as mulheres não foram ao longo do ano fazendo as mamografias por conta da pandemia e houve esse aumento em outubro por conta da campanha, mas durante o resto do ano a redução foi significativa. Esse ano tivemos um aumento importante, porém não chegou a normalidade”, Naíra Morgado de Abreu Guaresemin, médica radiologista.

A mamografia pode ser realizada a partir dos 35 anos e é recomenda que seja feita anualmente a partir dos 40 anos. É um exame rápido, cerca de 10 minutos, e o exame é disponibilizado geralmente em três dias. Naíra ainda reforçou que a mamografia seja feita mesmo que a mulher não sinta nada diferente ao fazer o autoexame.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior