Com 4 bares estreantes, começa concurso ‘Comida di Buteco’ de Rio Preto e Mirassol

Rio Preto e Mirassol sediam, a partir desta sexta-feira (30), a 11ª edição do ‘Comida di Buteco’. Até o dia 22 de agosto o público poderá  conferir o que há de melhor na gastronomia de boteco, com 11 bares participando no total, sendo dois de Mirassol e nove de Rio Preto.

O tema deste é ano é “raízes”, tanto no sentido intrínseco às receitas – que vão levar em sua composição algum tipo de raiz, como batata, mandioquinha e outras – como também da origem, devendo resgatar a história do boteco.

Dhoje Interior

Seguindo a tradição de oferecer petiscos a um preço justo e criados especialmente para o concurso, em 2021 as receitas da competição terão valor fixo de R$ 27,00.

Devido à situação de pandemia, este ano o concurso será de forma híbrida, ou seja, os clientes poderão incentivar os bares pedindo por delivery, fazendo a retirada ou ainda, indo presencialmente no local.

Tradicionalmente o concurso é marcado pelos votos que os clientes dão aos estabelecimentos, analisando atendimento, petisco, temperatura da bebida e higiene, no entanto, por conta do modelo híbrido, os votos só serão válidos para os clientes que forem no bar pessoalmente. Até porque, votar pelo pedido em delivery ou retirada, deixaria alguns itens que são objetivos de análises de fora. Durante o concurso, é eleito “o melhor boteco” e não o melhor petisco.

Participam da edição de Rio Preto os bares: Bar do Cidinho, Bar do Magrão, Espeteria Dallas (Mirassol), Fino Sabor, Gambófa, Santo Arco (Mirassol), Toca da Coruja e os estreantes Skina do Ceará, Santo Espeto, Bar do Pere e Recando do Peixe.

Foco no delivery 

Em razão da pandemia, o concurso – que sempre estimulou a confraternização nos bares – desta vez vai focar no delivery.

Uma parceria inédita entre o Comida Di Buteco e a Pede Pronto possibilitou aos bares oferecer o serviço de delivery pela plataforma. O público poderá também comprar o petisco do concurso diretamente pelos canais de venda dos bares.

Para quem prefere ir até o boteco, é possível fazer a reserva de mesas pelo site do Comida di Buteco, por meio da Tagme, plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização de cardápios para que os amantes de boteco planejem sua ida com segurança. Basta acessar a página do concurso, selecionar a cidade e o bar desejado.

São ações que têm por objetivo promover os bares, mas sem gerar aglomerações, respeitando as regras de segurança indicadas pelas autoridades de saúde.

Salve os botecos

O lema da edição 2021 do concurso Comida di Buteco, “Transformar vidas por meio da cozinha de raiz – Buteco, extensão de sua casa”, se faz mais necessária do que nunca.

Se a preocupação em preservar e evoluir os pequenos negócios familiares já era o propósito do concurso, com a pandemia, isso se tornou urgente. O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia: 30% dos bares participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas.

Por isso, o público pode ajudar, prestigiando os botecos via delivery, trazendo não apenas faturamento adicional a eles, mas sua força e pensamento positivo para a recuperação de todos.

Para auxiliar ainda mais, foi criado, paralelamente ao concurso, o movimento ‘Salve os Butecos’, com objetivo de ajudar a gerar fluxo de caixa para os botecos, de forma que eles possam se reerguer.

Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. As doações podem ser em espécie, produtos (no caso de empresas que atendem diretamente os bares) e espaços na mídia para divulgar a campanha.

A meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os butecos participantes do concurso. O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site comidadibuteco.com.br.

Por Andressa ZAFALON