Com 100% de ocupação, Santa Casa enfrenta problemas com estoque de medicamentos

A Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) divulgou uma nota informando que realizou um levantamento em que identificou que mais de 160 hospitais apontam que os estoques de anestésicos, sedativos e relaxantes musculares tem, em média, de 3 a 5 dias de duração e que começam a ficar escassos também os antibióticos. Esses remédios são utilizados em tratamento de pacientes com Covid-19.

Segundo a Fehosp, as unidades da Santas Casas em Rio Preto, Votuporanga e Fernandópolis são exemplos de hospitais que operam com estoques entre 2 e 3 dias de margem apenas, mas a situação no estado todo é grave e os hospitais que acumulam 10 dias de estoque são raros.

Dhoje Interior

Em contato com a reportagem, a assessoria da Santa Casa de Rio Preto confirmou que o estoque de medicamentos está no limite e apontou que tem encontrados dificuldades para a compra dos remédios, devido ao aumento de preços. O hospital ainda informou que tem ligado para todos os laboratórios, que já está providenciando a compra de mais medicamentos e que o estoque tem duração para mais uma semana. Já com relação a disponibilidade de oxigênio a situação é normal.

Há quase um mês a Santa Casa tem registrado 100% de ocupação em leitos de UTI para pacientes com Covid-19, com pequenas variações em alguns dias caindo para 95%. O mesmo tem ocorrido na enfermaria. O hospital conta com 48 leitos de UTI e 45 de enfermaria.

O secretário de saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, falou sobre situação do hospital na última live. “A Santa Casa será o último local a ter uma diminuição na ocupação, pois ela é a principal referência no município. Nós pretendemos com o passar do tempo, e voltando a normalidade assim que possível, reabrir Upas para não Covid-19 e nessa logística a Santa Casa vai ser a última a ter uma ocupação baixa”, afirmou.

Nas redes sociais, a Santa Casa tem pedido doações da população, seja de alimentos, mascaras e fraldas ou até quantia em dinheiro para compra de insumos e equipamentos. As doações podem ser feitas na conta bancária 13006220-1, agência 0434, Banco Santander, CNPJ 59.981.712/0001-81. Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail [email protected].

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior