Coletivo realiza oficinas gratuitas de dança e iniciação teatral

Atividades estão com inscrições abertas e acontecem na sede do coletivo teatral rio-pretense dentro do Projeto Território Cênico 2022

O coletivo teatral Cênica, de São José do Rio Preto, está com inscrições abertas para duas oficinas presenciais e gratuitas, nas áreas de teatro e dança, dentro do projeto Território Cênico 2022, iniciativa realizada desde 2016 que visa a formação de artistas e público e a difusão de trabalhos locais e de outras regiões do Estado de São Paulo.
As duas oficinas acontecem na sede da Cênica, no bairro Jardim dos Seixas, e são direcionadas a pessoas a partir dos 15 anos de idade, sem necessidade de experiência prévia. A seleção é por ordem de inscrição. Para se inscrever, é preciso preencher formulário online disponível no link: https://linktr.ee/CiaCenica.

Coordenada pela dançarina Andrea Capelli, a oficina “Pé de Poesia” será dividida em dois encontros, dias 4 e 11 de agosto, as quintas-feiras, das 19h às 22h, e partirá da leitura da obra do poeta Manoel de Barros. Um primeiro momento envolverá exercícios de respiração, aterramento, consciência corporal e relação com o espaço. A coreografia, desenho realizado por um corpo e por todos os corpos no espaço, será conquistada através de exercícios de improvisação. A trilha sonora será poesia, silêncio, som do espaço, e áudios do documentário “Só dez por cento é mentira”, sobre o poeta.

Já na oficina “Iniciação Teatral”, a atriz e arte-educadora Beta Cunha irá proporcionar um primeiro contato com o fazer teatral através de jogos, dinâmicas, técnicas vocais e princípios fundamentais da improvisação verbal e não verbal para o desenvolvimento das habilidades de disponibilidade, imaginação e prontidão cênica. Será nos dias 5 de agosto, sexta, das 19h às 22h, e dia 6, sábado, das 9h às 12h.

Mais atividades
Nesta edição, o projeto Território Cênico retoma o formato presencial e é viabilizado pelo ProAC Edital de Manutenção e Modernização de Espaços Culturais Independentes. Dentro da programação, serão realizados ainda um intercâmbio, duas exibições pelo cineclube do Território, um show musical e a feira feminista de economia criativa e solidária idealizada pelo coletivo Primavera nos Dentes.

O projeto contempla também ações relacionadas ao funcionamento da Sede Cênica, à aquisição de equipamentos e materiais, à remuneração de equipe de gestão e artistas envolvidos e à produção e edição de vídeo documental.

Da Redação (Colaborou Luiz Felipe Possani)