Cobertura contra poliomielite fica em 58,1% após segundo Dia D

(Foto: Cláudio Lahos)

A Secretaria de Saúde de Rio Preto informou que o segundo Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite imunizou 1.152 crianças neste sábado (24). O número foi menor do que o do primeiro Dia D, que atraiu pais de 3.031 crianças.

No total já foram 1.128 doses contra a poliomelite administradas no município, com a cobertura vacinal em 58,11%. A meta em Rio Preto é imunizar 19.149 crianças, o equivalente a 95% de cobertura. Segundo a Saúde, ainda no sábado (24) foram administradas outras 1.678 doses de outras vacinas em crianças e adolescentes de até 15 anos, totalizando 2.830 doses aplicadas do segundo data de mobilização.

Dhoje Interior

Todas as crianças da faixa etária de 1 a menores de 5 anos devem ser vacinadas, mesmo com a carteira de vacinação em dia. Já as crianças e adolescentes com idade entre 6 a 15 anos devem aproveitar o período para colocar as vacinas em dia.

Por conta do feriado municipal do dia 30 de outubro, a campanha termina no município na quinta-feira (29). As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Os endereços podem ser acessados por este link: www.riopreto.sp.gov.br/mapavacinas.

Cobertura baixa no Estado

Durante a coletiva do Governo de São Paulo desta segunda-feira (26), o secretário de saúde Jean Gorinchteyn revelou que a cobertura também está abaixo do esperado no âmbito estadual, com 29,5% na faixa de 1 a 5 anos. De acordo com ele, faltam 1,4 milhões de crianças para serem vacinadas.

“Eu peço pra mamãe, papai e todos os responsáveis para que levem os seus filhos para receberem as vacinações. Essas vacinas constam no programa nacional de vacinação e são totalmente seguras e gratuitas”, afirmou.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior