Caravana da Saúde leva atendimento gratuito ao bairro Santo Antônio

Alunos da Faculdade de Medicina Faceres oferecendo atendimento em ação solidária

Moradores do bairro Santo Antônio, na Região Norte de Rio Preto, terão oportunidade de receber orientações sobre saúde no próximo sábado (21 de maio).

A instituição de ensino FACERES, em parceria com a paróquia Santo Antônio de Pádua, realizará a Caravana da Saúde, que irá promover orientação em prevenção da saúde, no salão paroquial, das 8h às 14h.

A ação objetiva orientar a população sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), tais como: hipertensão, diabetes, obesidade, neoplasias, doenças cardiovasculares, entre outras. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

De acordo com o Ministério da Saúde, as DCNT’s são responsáveis pela morte de cerca de, 41 milhões de pessoas a cada ano, o que representa 71% de todas as mortes no mundo. Em 2019, 54,7% dos óbitos registrados no Brasil foram causados por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e 11,5% por agravos. No Brasil, foram historiados mais de 730 mil óbitos por DCNT em 2019. Destes, 308.511 (41,8%) ocorreram prematuramente.

Segundo a coordenadora de extensão da faculdade, Fernanda Novelli Sanfelice, a pandemia fez com que as DCNT’s se reverberassem, por isso, é primordial que uma faculdade de medicina ofereça ações de enfrentamento com foco na promoção de saúde da população.

“A Caravana da Saúde é um evento com ações gratuitas, voltada para o rastreio e prevenção de doenças crônicas. É uma oportunidade de cuidar da saúde com orientações que agregam na vida das pessoas”, explica Fernanda.

Por meio do Diretório de Ligas Acadêmicas, alunos e professores do curso de medicina farão os atendimentos e exames gratuitos.

No evento serão realizadas aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação antropométrica, cálculo de IMC (Índice de massa corporal), além de informações preventivas sobre HAS (hipertensão arterial sistêmica), DM (diabetes mellitus) e câncer de pele. No espaço dedicado ao atendimento, haverá também orientação e oficinas educativas sobre alimentação saudável e entretenimento infantil.

Cerca de 100 profissionais entre alunos e professores, participam da ação, que reunirá as ligas acadêmicas de: cirurgia plástica, cuidados paliativos, dermatologia e queimaduras, endocrinologia, gestão e empreendedorismo, ginecologia e obstetrícia, pediatria e psiquiatria.

Serviço:

Caravana da Saúde

Dia 21 de maio | 8h às 14h

Local: Paróquia Santo Antônio de Pádua

  1. Natalina Cais da Silva, 141 – Jardim Santo Antônio

Ação Gratuita

Da Redação