Cangurus podem aprender a se comunicar com humanos, mostra estudo

Um canguru observa enquanto está sobre rochas de minério de ferro perto do porto Dampier na região de Pilbarra, na Austrália Ocidental, 19 de abril de 2011.

Cangurus podem aprender a se comunicar com humanos, à semelhança de cães domesticados, usando o olhar para “apontar” e pedir ajuda, disseram pesquisadores em um estudo publicado nesta quarta-feira (16).

O estudo envolveu 11 cangurus que viviam em cativeiro e não haviam sido domesticados. Dez dos 11 marsupiais olharam intencionalmente para os pesquisadores quando não conseguiram abrir uma caixa com alimento, de acordo com o relatório. Nove olharam alternadamente para o humano e o recipiente,como maneira de apontar ou gesticular na direção do objeto.

Dhoje Interior

“Interpretamos isso como uma forma deliberada de comunicação, um pedido de ajuda”, disse Alan McElligott, pesquisador irlandês que liderou o estudo, à Reuters, em um telefonema de Hong Kong.

“Não se espera realmente que espécies selvagens se comportem como essas cobaias, e é por isso que isso é surpreendente”.

A descoberta questiona a noção de que somente animais domesticados, como cães, cavalos ou bodes, se comunicam com humanos, e leva a crer que muitos outros animais poderiam entender como transmitir sentidos a humanos, diz o relatório.

“Antes pensávamos que só animais domesticados tentam pedir ajuda com um problema. Mas os cangurus também o fazem”, concluiu a copesquisadora Alexandra Green, da Universidade de Sydney.

“É mais provável que seja um comportamento adquirido quando o ambiente é ideal”.

 

 

 

 

Da REDAÇÃO

Fonte: Agência BRASIL