Campanha Fique Sabendo fará testes de HIV a partir de segunda-feira

Unidades de Saúde vão intensificar testagens rápida e convencional para ISTs - Foto Divulgação

Começa na próxima segunda-feira (30) a 13ª edição da Campanha Fique Sabendo, que tem o objetivo de intensificar a testagem para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Em Rio Preto, a campanha será realizada pela Secretaria de Saúde, por meio de parceria com o Programa Estadual DST/AIDS-SP.

A campanha segue até o dia 4 de dezembro e este ano tem como tema: “Fique Sabendo – Faça o teste da aids e da sífilis”, que destaca a importância do diagnóstico precoce destes dois agravos, sobretudo entre jovens. A campanha este ano também visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas com conhecimento de seu status sorológico, vincular o portador de HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.

Dhoje Interior

Para isso, a campanha tem uma programação com atividades de testagem rápida para HIV e Sífilis, testagem convencional para HIV, Sífilis e Hepatites Virais e oferta de insumos de prevenção, como gel, preservativo feminino e masculino e material educativo.

As testagens serão realizadas em 24 unidades básicas de saúde – as unidades respiratórias não participam da campanha – com testagens das 8h às 15h. Também haverá testagem nas áreas de atuação das equipes do consultório na rua, no Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA), das 7h às 16h, além de oferecimento e orientação do auto teste e insumos de prevenção.

O caminhão da Saúde (URDI) também estará em pontos estratégicos para testar a população local. Veja as datas e locais:

– 30/11: Clínica IADH – BR 153 Km 48 S. Benedito Zona Rural (das 8h às 12h).

– 01/12: Clínica Suriel – Rodovia Décio Custódio da Silva, nº 1 Fazenda S. Pedro (das 8h às 12h).

– 02/12: Clínica Novo Mundo – Rua Maria Patriarca Banhossi 2450 – Jockey Club (das 8h às 12h).

– 03/12: Clínica Esperança de Vida – BR 153 KM 73 Sítio Sonhos do Vovô (das 8h às 12h).

– 04/12: Clínica Raio de Luiz – Rua Vilibaldo Urias Gomes 552 – Jockey Club (das 8h às 12h).

Da Redação – Jornal DHoje Interior