Campanha contra o câncer terá evento na Praça da Matriz

Campanha Outubro Rosa/Novembro Azul será realizada em Catanduva

Lançada oficialmente, a campanha Outubro Rosa/Novembro Azul confirmou a realização de evento especial, aberto à comunidade, na Praça da Matriz, em Catanduva, no próximo sábado, dia 5, a partir das 9 horas. A programação inclui passeata pela rua Brasil, até a praça da República, para chamar a atenção da população para o tema.

A iniciativa é resultado de parceria firmada entre as prefeituras de Catanduva, Ariranha e Elisiário, Fundação Padre Albino, Hospital Mahatma Gandhi, ONGs AVCC e Sempre Viva, e Ateliê Amor ao Próximo. Para a ação na praça, uma estrutura está sendo preparada e envolverá os colaboradores.

Dhoje Interior

Na ocasião, equipes estarão mobilizadas para orientar o público sobre cuidados com a saúde do homem e da mulher, além da importância da prevenção. Haverá distribuição de material educativo da campanha.

Profissionais da rede de saúde do município, dentre eles fisioterapeuta, nutricionista e dentista, darão atendimento ao público e orientações sobre exames preventivos para o controle e detecção de doenças. A equipe de enfermagem também estará presente para aferir pressão e fazer o teste de glicemia.

Por sua vez, a EMCAa (Equipe de Combate ao Aedes aegypti) vai expor material educativo relacionado ao combate à dengue e o Programa Municipal IST/Aids fará testagem rápida para sífilis e HIV. Profissionais do Samu vão abordar os moradores e falar sobre trotes e em quais situações o serviço deve ser acionado.

De acordo com informações da Fundação Padre Albino, os colaboradores da quimioterapia do Hospital Emílio Carlos ensinarão técnicas para uso de lenços para pessoas com câncer. Em sua participação, o Hospital Padre Albino oferecerá serviço de design de sobrancelha e realizará sorteio de exames preventivos.

A Unifipa vai unir forçar dos cursos de Educação Física, com o projeto “Dança pela vida”, Biomedicina, com as ligas de estética clínica e acupuntura, e Enfermagem, que dará orientações sobre o autoexame das mamas com a Liga Materno Infantil. Já o curso de Farmácia falará sobre medicamentos e seus efeitos durante o tratamento.

Equipe do Padre Albino Saúde realizará dinâmica de bexigas com distribuição de brindes, serviço de acupuntura, além de orientações por cirurgião oncológico e pelo médico urologista do AME sobre prevenção do câncer de próstata.

Da REDAÇÃO