Campanha alerta sobre os cuidados com saúde bucal dos pets

A Bicho Prime em Rio Preto está conscientizando os donos de pets sobre os cuidados necessários em relação à saúde bucal dos cães e gatos. O objetivo da campanha é fornecer informações e destacar a importância da avaliação odontológica periódica.

Assim como ser humano, os pets também precisam escovar os dentes, de preferência duas vezes ao dia. Segundo a veterinária Paula Martim, a maioria dos donos não tem essa preocupação com a escovação. “No caso dos animais é raro eles terem cárie, mas ocorre muito a formação de tártaro, que cobre todo o dente do animal. Quando a sujeira chega na raiz do dente, o pet pode correr o risco de perder os dentes, ter gengivite e mau hálito”, explicou.

Dhoje Interior

Manter a saúde bucal em dia também evita que outros órgãos, como pulmão e rins, sejam afetados por infecções originadas na boca, além de prevenirem a falta de apetite causada por problemas odontológicos. A boa alimentação, o uso de petiscos específicos e a remoção periódica do tártaro durante a consulta odontológica previnem o mau hálito e tornam a vida do pet mais saudável.

Paula ainda explicou que é necessário a utilização de uma escova e um pasta especial ao escovar os dentes do pet. “Eles acabam engolindo a pasta, então é necessário utilizar um gelzinho próprio para os animais. É importante também que os donos acostumem os pets desde filhotes com a escovação, pois quando estão mais velhos acaba sendo um pouco mais complicado”, comentou a veterinária.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior