Banda da PM de Rio Preto faz live para ajudar 154 famílias

Em comemoração aos 54 anos de história da Banda da Polícia Militar do CPI-5 (Comando de Policiamento do Interior) de Rio Preto, neste sábado (26) será realizada uma live solidária. A expectativa é ajudar as 154 famílias em estado de vulnerabilidade que estão cadastradas no Serviço Social da Corporação. A Banda da Polícia Militar de Rio Preto foi a primeira do Estado de São Paulo a ser tombada como patrimônio histórico.

A transmissão ao vivo está marcada para às 19h30, através do canal do YouTube da Banda Regimental de Música CPI-5 Rio Preto. A apresentação tem como objetivo proporcionar entretenimento e também arrecadar alimentos para as famílias que estão passando necessidade, neste período de pandemia provocada pelo novo coronavírus, em Rio Preto e região – cidades que abrangem o CPI-5.

Dhoje Interior

De acordo com a tenente Amália Paci, porta-voz do CPI-5, além de proporcionar momentos de lazer e a Banda demonstrar seu trabalho, ideia é que a sociedade tenha conhecimento que a atuação da Polícia Militar vai além do policiamento ostensivo. “Para não ter aglomeração, a Banda não realizou mais apresentações desde então e por isso e também para que a população saiba que a atuação não é só operacional, e sim social e cultural”, disse a tenente.

Para doar, bastará entrar em contato pelo WhatsApp (17) 99603-9724, que será informada as formas de colaboração. Os interessados em ajudar também podem fazer as doações presencialmente no CPI-5 e nas quatro Cia de Polícia Militar. “Fizemos parcerias com algumas empresas e quem desejar doar cestas básicas terá um valor mais acessível”, contou a tenente Amália.

O repertório terá pelo menos 14 músicas que serão tocadas pelos 14 policiais militares que formam a Banda da Polícia Militar do CPI-5. A apresentação ficará a cargo da tenente Amália e os internautas poderão sugerir canções no decorrer da live. Haverá também a participação especial da dupla sertaneja Tonny e Kleber. Para assistir, basta clicar no canal do YouTube.

Live 1

Em 20 de junho, a a Banda da Polícia Militar do CPI-5 realizou a 1ª Live Solidária e arrecadou aproximadamente 10 toneladas de alimentos. Desde o início da pandemia, a PM tem ajudado 154 famílias cadastradas na corporação, que além de alimentos também receberam roupas, cobertores, produtos de higiene e limpeza.

Varal Solidário

Em seis meses de quarentena, adotada como medida de prevenção à transmissão da Covid-19, a PM realizou oito edições do Varal Solidário, em parceria com diversas entidades e com a ajuda de voluntários civis. O objetivo do evento é arrecadar e distribuir roupas usadas em bom estado para levar o mínimo de conforto às famílias carentes. Ao todo, foram arrecadados 62 mil peças de roupa. As roupas ficaram expostas em varais e cabides e as pessoas que necessitam puderam pegar até  10 unidades cada.

Cadastro de famílias

As famílias cadastradas no Serviço Social da PM precisam se encaixar em uma série de critérios. Em geral, são identificadas pelos próprios policiais ao atender uma ocorrência, que constatam a situação de vulnerabilidade e repassam as informações para o setor. A partir daí, uma visita técnica é realizada para verificar a real fragilidade social e econômica. Também indicações são averiguadas e, caso a família necessite, é encaixada no rol de assistidos pela corporação.

“O policial vai atender ocorrência e, muitas vezes, constata que eles estão brigando porque não tem comida em casa”, afirmou a tenente Amália.

Pontos para a doação:
CPI-5
Avenida dos Estudantes, 1980 – Boa Vista

1ª Cia da Polícia Militar
Rua Beatriz da Conceição, 350 – Solo Sagrado

2ª Cia da Polícia Militar
Rua Macyr Amadeu, 996 – São Francisco

3ª Cia da Polícia Militar
Rua Capitão Delmiro Ávila, 01- Vila Diniz

4ª Cia da Polícia Militar
Avenida Sabino Cardoso Filho, 2500 – Vila Elvira

Base da Polícia Militar no Centro
Praça Rui Barbosa

Tatiana PIRES – Redação Jornal DHoje Interior

E-mail: [email protected]