Bancários defendem fechamento de todas as agências

Foto: Sergio Sampaio

O Comando Nacional dos Bancários defende o fechamento de todas as agências do país para proteger a categoria bancaria e os milhares de clientes que diariamente circulam pelos locais.

Segundo Aparecido Donizete Roveroni, presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Preto e região, um documento do Comando foi encaminhado para a Fenaban cobrando o fechamento das agências por conta do coronavírus (Covid-19), mas a resposta deles foi inconclusiva, deixando a cargo dos bancos decidirem.

Dhoje Interior

Com esta resposta o sindicato encaminhou às gerências dos bancos que ao menos tomassem algumas medidas de precaução, como a liberação dos trabalhadores com mais de 60 anos, gestantes ou pessoas que tenham doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Estes pontos foram atendidos.

No que diz respeito ao atendimento nas agências a maioria delas tomou medidas de restrição ao acesso às dependências do banco, limitando o número de pessoas.

Mas conforme foi constado pela reportagem está acontecendo a aglomeração de pessoas na porta da agência formando filas sem o distanciamento recomendado de 1,5 metro a 2,0 metros e em outros casos piores apenas um amontoado de pessoas na entrada do banco.

O sindicalista afirma que neste caso cabe à população ser consciente que isso é prejudicial a todos.

Aposentados – o sindicato está preocupado com a próxima semana, pois se inicia o pagamento das aposentadorias onde o cliente alvo é a terceira idade.

“Neste período eles (idosos) vão para os bancos e ficam em filas, nesta aglomeração. Os familiares têm que conversar com estas pessoas para tentar ajudá-los e conversar para que eles não tenham que ir às agências”, finaliza Roveroni.

Por Sergio Sampaio