Bálsamo na lista das dez cidades que mais vacinaram por percentual de distribuição

52O governo divulgou a durante a coletiva desta sexta-feira (16) o ranking de cidades que mais aplicaram doses da vacina contra Covid-19 no Estado de São Paulo por percentual de distribuição. Com 100% de aplicação, Bálsamo aparece entre as dez que mais vacinaram proporcionalmente, sendo o único município da região de Rio Preto.

No momento da divulgação do ranking, Bálsamo aparecia na sexta posição, mas no final da tarde já havia caído para oitavo. Até às 18h desta sexta-feira (16), a cidade contabilizava 2.548 doses aplicadas, sendo 1.538 na primeira etapa e 1.010 na segunda, segundo das do Vacinômetro.

Dhoje Interior

Ainda no ranking aparecem: Santa Cruz da Conceição, Pedrinhas Paulista, Mesópolis, Emilianópolis, Descalvado, Estrela do Norte, Ribeirão dos Índios, Poloni e Santa Rita D’Oeste. “Esses município utilizaram 100% das vacinas que entregamos. São bons exemplos e vacinação aqui no Estado de São Paulo”, afirmou o secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi.

O secretário de saúde de Bálsamo, Manuel Silva, falou sobre o ritmo da vacinação do município. “Fizemos algumas coisas que foram essenciais para atingir esse índice. A primeira foi colocar o posto de vacinação na Praça da Matriz, que é um lugar de fácil acesso e conhecido por todos os moradores. A nossa equipe também fez um pré-cadastro com a população por faixa etária para ter maior precisão do número de pessoas que precisariam da vacina. Além disso, nós ligamos para lembrar o munícipe para avisar ele pode vacinar, inclusive da segunda dose, e se necessário oferecemos até o transporte”, comentou.

Ainda de acordo com o secretário, a vacinação começa assim que são disponibilizadas novas doses. O próximo grupo definido pelo Governo de São Paulo serão os idosos de 65 e 66 anos. O município também faz parte da campanha Vacina Contra Fome, no qual quem for se vacinar pode doar alimentos.  Já foi arrecadada mais de uma tonelada em Bálsamo, que foram transformadas em 60 cestas básicas.

Os municípios que aparecem no ranking com menos aplicações por percentual de distribuição são: Presidente Alves, Barra do Chapéu, Vargem Grande Paulista, Caconde, Monteiro Lobato, Guarulhos, Aparecida, Cabreúva, Rifaina e São José do Rio Pardo.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior