Árvore que caiu sobre carro tinha “aparência saudável”, diz laudo

O laudo técnico realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo constatou que a árvore da espécie Guapuruvu, que caiu no domingo (29) sobre um carro, “se tratava de uma árvore com a aparência saudável externamente”.

O acidente ocorreu no cruzamento da avenida José Munia com a rua Roberto Simonsen, região sul de Rio Preto. Não chovia e não foram registrados ventos incomuns, no momento do acidente.

Dhoje Interior

A nota informa que o laudo foi realizado na manhã desta segunda-feira (30). Afirma que “de acordo com o laudo técnico, a observação do tronco, galhos e folhas permitiu concluir que se tratava de uma árvore com a aparência saudável externamente, e em sua parte aérea, sem sinais de processo de desvitalização e sem a presença de doenças ou hemiparasitas visíveis.”

O lado cita ainda ainda, foi possível identificar como causa da queda a ruptura da madeira na região do sistema radicular (raízes), próxima à região de sustentação, provavelmente provocada por um processo de degradação interna da madeira (biodeterioração causada por microrganismos, tais como fungos).

“Resultou no rompimento da estrutura de fixação da árvore e sua queda subsequente. Pela análise do tronco e raízes remanescentes após o evento da queda, verificou-se a inexistência de sinais externos graves (como lesões, necroses de casca e do lenho ou aberturas de cavidades) que permitissem a visualização externa do processo de deterioração interno da região das raízes”.

No comunicado, a Prefeitura informa também que técnicos realizam, constantemente vistorias, ao longo das áreas públicas municipais. “A participação da população na realização deste trabalho é essencial. Pedidos de vistorias e avaliações de árvores com risco de queda direcionam as equipes a locais de riscos e novas ocorrências e, rapidamente, um laudo técnico é elaborado. Em sequência, a equipe de manutenção da Prefeitura recebe o laudo promove as medidas necessárias”.

Para solicitar a vistoria de árvores em frente ao seu imóvel ou de áreas públicas, basta realizar um pedido na Unidade do Poupatempo ou na Prefeitura Regional Norte. Maiores informações podem ser obtidas no site da Prefeitura (www.riopreto.sp.gov.br) e no telefone do Viveiro Municipal: 3225 9769. O serviço é gratuito.

Duas pessoas, que estavam no carro ficaram levemente feridas. O Corpo de Bombeiros esteve no local para desobstruir a via.

Tatiana PIRES – Redação Jornal DHoje Interior
E-mail: [email protected]