Área azul terá dez minutos de tolerância a partir de segunda-feira

Rua Coronel Spínola de Castro sem nenhum carro estacionado.

A Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo) informou no final da tarde desta quinta-feira (4) que vai aumentar de 5 para 10 minutos o tempo de tolerância da Área Azul. A decisão passará a valer a partir de segunda-feira (8). De acordo com a nota, a medida só será implantada a partir desta data, porque a Empro precisa fazer as adequações no sistema E-Digital permitindo a ampliação da tolerância.

O objetivo é permitir que o consumidor retire os produtos comprados nos estabelecimentos essenciais, já que na região central e no bairro Redentora existem muitas farmácias, óticas, supermercados, escritórios, clínicas e o Mercado Municipal.

Dhoje Interior

Para utilizar esse tempo de tolerância, os motoristas devem deixar o pisca-alerta ligado, explica a nota.

No primeiro dia de lockdown, que foi quarta-feira (03), a Emurb registrou uma queda de 30% nos tickets vendidos para a zona azul. Os tickets são obrigatórios no centro e no bairro Redentora.

A Acirp se reúne na noite desta quinta-feira (4) para discutir a viabilidade de algumas deliberações e propô-las à Prefeitura para que sejam iniciadas a partir de sábado (6). Uma das propostas é para que haja liberação parcial do trânsito no calçadão somente durante o período de fase vermelha.

“O objetivo é ajudar os comerciantes nos deliverys, para que ele não tenha que atravessar o calçadão inteiro a pé para poder entregar em domicílio uma compra que foi realizada pelo seu cliente”, explica Kelvin Kaiser, presidente da Acirp.

Por Andressa ZAFALON