Apesar de expectativa baixa, Natal movimenta geração de empregos no fim do ano

Beatriz da Silva Gomes e Helen Carvalho Vieira foram contratadas para atender a demanda de fim de ano.

O Natal é a data mais importante para o comércio, tanto pelo alto consumo gerado pela compra de presentes, tanto pelo fato de muitos trabalhadores receberem o 13° no final do ano, aumentando o poder aquisitivo.  Apesar disso, por conta da pandemia, a expectativa de contratações em Rio Preto diminuiu para esse ano.

Segundo os dados do Caged, o comércio em Rio Preto realizou 13.533 admissões e 14.780 demissões neste ano, com um saldo negativo de 1.247 vagas perdidas. Porém, considerando apenas o mês de outubro, o último que teve o balanço divulgado até agora, são 2.013 contratações contra 1.528 desligamentos, com saldo de 485 novos empregos.

Dhoje Interior

No início do mês de novembro, o Sincomercio afirmou que a previsão de aumento nas vendas em Rio Preto durante o fim de ano era de apenas 3%, número insuficiente para que as empresas fizessem contratações. A previsão era de uma queda de 30% em relação às admissões no ano passado.

De acordo com a Acirp (Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto) até meados de junho não havia qualquer estimativa de contratações, mas o cenário surpreendeu.

“Com a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais, houve uma considerável retomada na confiança do consumidor. Dessa forma, as vendas foram oxigenadas e alguns estabelecimentos pontuais precisaram contratar mão de obra extra para atender a demanda deste fim de ano. Infelizmente o cenário não é tão positivo como já tivemos em anos anteriores quando falávamos em centenas, ou até mesmo, milhares de vagas disponíveis”, afirmou o presidente Kelvin Kaiser.

No entanto, alguns estabelecimentos estão indo na contramão dos prognósticos. Na loja Melissa no Riopreto Shopping já foram feitas três admissões e a expectativa é de contratar ainda mais.

“Nos últimos meses tivemos um crescimento de 7% acima do ano passado. A expectativa para esse mês de dezembro é que supere os 9%. Por conta disso, pretendemos contratar ainda mais cinco funcionários para a equipe crescer. Com o aumento superando as nossas expectativas, a probabilidade de efetuar mais pessoas neste mês e no começo do ano que vem é muito grande”, comentou Tamires Pereira Sanches, gerente da loja.

A vendedora Beatriz da Silva Gomes foi um das contratadas e afirmou que estava procurando emprego há quase dois anos. “Como eu saí do ensino médio recentemente ficou muito difícil conseguir emprego com registro na carteira. Agora eu espero planejar mais a minha vida e melhorar cada vez mais”, comentou.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior