Alunos estão ansiosos para o segundo dia de prova do Enem

Foto: Divulgação.

A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizada no último domingo, dia 3, em todo o Brasil, com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a redação com o tema ‘Democratização do acesso ao cinema no Brasil’.

Neste próximo domingo, dia 10, os estudantes farão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com 90 questões.

Dhoje Interior

Neste ano, foram 5,5 milhões de candidatos inscritos, mas na primeira etapa 1,3 milhão de candidatos faltaram, o índice foi o menor desde 2009. No primeiro dia a prova teve início às 13h30 e término às 19h. Neste domingo, dia 10, a prova começará às 13h30, com encerramento às 18h30.

A expectativa para o segundo dia é maior e os alunos já estão ansiosos para realizar esta segunda fase.

Os estudantes da Etec Prof. José Seno Junior de Olímpia estão se preparando para a prova desde setembro, revisando os conteúdos. A coordenadora Jocely Ribon conta que neste ano não tiveram a semana do aulão, mas intensificaram as aulas de todas as disciplinas com as questões voltadas para o Enem, os assuntos que mais caem na prova.
“No primeiro momento eles ficaram em choque por causa da redação, esperavam os mais variados temas que foram debatidos no primeiro semestre e ninguém pensava nisso. Mas depois o pessoal conseguiu fazer naturalmente, de forma geral gostaram do tema depois, mas a princípio teve o impacto sim. Para o segundo dia eles estão ansiosos porque é a parte de exatas, mas estão preparados, veem estudando diariamente, assistindo vídeo-aulas. Os professores acompanhando e creio que estão preparados sim”, afirmou a coordenadora.

Ela salientou também que os alunos que são treineiros do primeiro e segundo ano do ensino médio estão mais relaxados e o terceiro ano entra aquela questão de estarem ansiosos, mas de forma geral foram bem. E ficam na expectativa para a prova de domingo e os resultados.

No começo de outubro, os alunos da Etec receberam o Prof. Noslen, que ficou famoso no YouTube com suas vídeo –aulas. Ele falou sobre o Enem e deu várias dicas.
“A escola, na medida do possível, preparou os alunos da melhor forma e pretende colher bons resultados que já vem tendo desde a primeira turma. Essa é a sétima que faz o Enem”, acrescentou.

De acordo com a coordenadora em Olímpia, a Etec fez um levantamento pelas notas no ano passado e foi a escola estadual que ficou em primeiro lugar com as melhores notas do Enem, atrás somente de um colégio particular da cidade.

CONFIRA O QUE VOCÊ DEVE LEVAR PARA REALIZAR A PROVA

É obrigatório:

Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
Documento oficial de identificação, original e com foto. A lista dos documentos aceitos no Enem está disponível no http://portal.mec.gov.br

Aconselhável levar:

Cartão de Confirmação de Inscrição
Declaração de Comparecimento impressa.

E claro chegar sempre com antecedência. Os portões abrem às 12h e às 13h é o fechamento. Das 13h às 13h30 são realizados os procedimentos de segurança na sala de provas.

Por Isabela MARTINS