Alunas de Potirendaba conquistam medalhas em Olimpíada de Astronomia

Elayne, Bianca e Ana Carolina conquistaram medalhas no OBA.

Três alunas da rede municipal de ensino de Potirendaba conquistaram medalhas na 24ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A prova é um evento nacional realizado desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

A estudante Bianca de Sá, 14 anos, do 9º ano da escola Vitório Botaro, conquistou a medalha de ouro na OBA. Ela também já conta com uma medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências. “Eu participo desde o 6ª ano e diferente dos outros anos, a prova deste ano foi online. Eu sempre gostei muito de astronomia”, contou.

Dhoje Interior

Quem também levou ouro foi a aluna Ana Carolina Pavesi Facchim, 15 anos, do 9º ano da escola Maestro Antônio Amato. “Eu gosto bastante de astronomia e decidi fazer a prova online neste ano. Fique muito feliz em conquistar a medalha”, afirmou.

Na mesma escola, Elayne da Silva Carneiro, 12 anos, conquistou a medalha de bronze em sua segunda participação na OBA. “Eu já tinha participado no ano passado e comecei a gostar de ciências e astronomia durante a pandemia, então decidi participar de novo neste ano”, comentou.

“A gente sempre tenta estimular os alunos a terem curiosidade e autonomia para participar dessas provas. Com isso, eles se acostumam desde cedo a realizar provas externas da escola e já tem uma preparação para quando entrarem na fase dos vestibulares”, afirmou a professora de ciências da escola Amato, Angélica Patrícia.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior