Dizer que a alimentação é responsável por quase tudo referente à saúde não é novidade. A dengue há décadas tem sido objeto de estudo e segue fragilizando milhares de pessoas no país. Para se recuperar gradativamente durante a doença, é preciso avaliar com cautela uma alimentação bem pensada.
Segundo a nutricionista Fabiana Veloso, deve-se evitar ameixa fresca, amora, morango, nectarina, tangerina, cereja, limão, uva, maçã, melão, pêssego, batata, pepino, nozes, amêndoa, tomate e groselha, além de alho, cebola e gengibre.
A especialista ainda ressalta que é substancial priorizar a hidratação. Um cálculo simples é de 60 a 80ml por quilo de peso. Exemplo: se você tem 60 kg x 60ml = 3,6 litros mínimos por dia. “Vale ressaltar que esse volume deve ser ingerido aos poucos para que não haja episódios de náuseas e vômitos”, explica.
O caldo de cana que é dito popularmente como um aliado no combate à dengue pode ser consumido, mas não faz milagre sozinho. “Por ser um suco, o caldo de cana contribui para a hidratação, além de ser rico em calorias o que pode favorecer a melhoria do caso. Mas, deve-se avaliar outros alimentos em conjunto para maior disponibilidade de outros nutrientes. O mesmo acontece com chás e água de côco, assim como soluções isotônicas (como Gatorade), além do soro de hidratação oral”.
Consumir hortaliças em geral e alimentos ricos em ferro (carne vermelha magra, por exemplo), frutas e sucos ricos em vitamina C.
Para melhorar a queda das plaquetas, Veloso pontua sobre alimentos ricos em proteínas como ovos, leite e derivados, pois a imunidade está comprometida. “Os alimentos fontes de ferro, como as carnes vermelhas, feijões e vegetais verde escuros são excelente”, diz.
Fabiana ainda adverte que, é importante estimular a ingestão de pequenas porções de alimentos a cada duas horas no caso do paciente sem fome. “Para melhorar o quadro nutricional pode ser importante ingerir complementos enriquecidos com vitaminas e minerais”, finaliza.
A especialista ainda ensina uma receita de suco verde, perfeito para consumir no café da manhã e no almoço.
-
Segundo a nutricionista Fabiana Veloso, Suco verde, ideal para café da manhã e almoço 200ml de água de coco
- 2 folhas de couve manteiga picada
- 2 kiwis descascados e picados
- 1 rodela de abacaxi picada
Bater tudo no liquidificador.
Não é necessário coar.
Daniela MANZANI