Acirp apresentou o projeto do novo auditório da associação

Imagem Divilgação

Novo espaço de eventos, capacitação e tecnologia é criado para ser a voz de uma cidade pujante e empreendedora 

A Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto apresentou durante solenidade para imprensa e autoridades na última quinta-feira (30), o projeto de reconstrução do seu Centro de Convenções situado na Avenida Bady Bassitt. Obra esta que vai repaginar o local com nova estrutura, recursos e funcionalidades até então inviabilizados com a construção original inaugurada em 1991.

Ao longo dos 31 anos de edificação do Centro de Convenções, duas reformas foram realizadas em sua estrutura física. Com o passar dos anos, o prédio apresentou anomalias que impossibilitaram uma terceira reforma. As deformações nas vigas de sustentação e de fundação poderiam colocar em risco a segurança e a integridade física dos usuários e frequentadores.

Dessa forma, foi preciso tomar uma decisão importantíssima. Construir um novo prédio que contemplasse, ao mesmo tempo, o bem-estar econômico da entidade e continuasse a missão da Acirp em prestar serviços ao setor produtivo e contribuir para o desenvolvimento de São José do Rio Preto. Após longos estudos e análises técnicas, em junho deste ano o projeto saiu efetivamente do papel para edificar o novo espaço.

De acordo com o presidente da Acirp, Kelvin Kaiser, o intuito é transformar o local num centro de desenvolvimento tecnológico para o varejo, referência em eventos de capacitação e corporativos em todo o Estado de São Paulo, fomentando todos os setores da economia.

A obra, estimada em R$ 2.400.000,00 milhões, totalmente subsidiada pelo caixa da entidade, resultará em um espaço flexível e dinâmico para eventos de todos os portes. Uma nova arquitetura que valorizará a região, criando uma identidade visual integrada ao ambiente, com total acessibilidade e especialmente dedicada a eventos, capacitação e tecnologia.

O espaço, totalmente redesenhado, passa a se chamar “Auditório Acirp – Anatol Konarski” e desempenhará um importante papel para a população de São José do Rio Preto e toda a região, a partir do seu lançamento em 16 de julho de 2023.

“Sabemos que a revitalização de um ambiente vai muito além de deixá-lo mais funcional. O novo auditório configura um belíssimo contraste entre a avenida Bady Bassitt e suas edificações, reforçando o entorno como um influente ponto comercial e, agora ainda mais, um relevante local de encontro de pessoas”, comenta o presidente da Acirp, Kelvin Kaiser.

Através da utilização de vidros no foyer, o Auditório Acirp convida os pedestres a adentrar ao complexo, com amplas aberturas e área ajardinada frontal, humanizando o espaço e eliminando a barreira e limite criados pelos muros de divisa. Para o espaço dos auditórios, o primordial foi a flexibilidade e adaptabilidade. Módulos retráteis comportam tanto um grande evento para até 450 pessoas, quanto plateias menores, funcionando de forma simultânea.

Pensando em tecnologia, o projeto foi desenvolvido em uma “malha” de concreto pré-moldado, ganhando agilidade, mitigação na geração de resíduos, qualidade e durabilidade no resultado. Além deste ponto, o espaço contará com geração local de energia, através de um amplo pano de painéis fotovoltaicos em sua estrutura de cobertura. A área do estacionamento comporta 17 vagas, com vaga para PCD e Idoso, além do controle de entrada com cancela.

Outro detalhe importante deste espaço do estacionamento é a especificação de um ponto de recarga para veículos elétricos na área interna, pensando no crescimento e na demanda desta modalidade de veículos automotores. No local haverá ainda estacionamento de bicicletas e formas de mobilidade alternativas.

“Esta obra é, também, o resgate da memória deste espaço e, especialmente, a reconstrução de uma adjacência que fortalece a história do município e cria um ambiente ainda mais agradável, seguro e iluminado, atraindo novos moradores e visitantes e, especialmente, investidores de olho no fomento da economia local e regional”, destaca o diretor de Patrimônio da Acirp, Pedro Rodrigues.

Presente na cerimônia de lançamento, o prefeito Edinho Araújo congratulou a entidade pelo papel desenvolvido na história de São José do Rio Preto. “Saúdo a Acirp por seus eventos e por tudo aquilo que ela representa no desenvolvimento e na história da nossa cidade. Esta nova empreitada da entidade, edificando este novo centro de eventos é um fato espetacular em que reconheço o empenho e disposição para criar um novo espaço que será de desenvolvimento, inovação, tecnologia e qualificação profissional, um novo projeto para que possamos ter uma cidade a altura da sua história, do seu presente e sobretudo, do seu futuro.”

 

HISTÓRIA 

Os trabalhos do primeiro Centro de Convenções da Acirp foram iniciados na gestão do visionário Anatol Konarski, em 1979, com as tramitações para a aquisição do terreno. Desde aquela época, Anatol já enxergava a necessidade de um Centro de Convenções em São José do Rio Preto que pudesse abrigar grandes eventos, um local que servisse de berço para que o conhecimento e a capacitação tivessem lugar de destaque e que fossem um dos mais relevantes serviços prestados pela Acirp ao empresariado rio-pretense e de toda a região.

Sonho comprado pelas diretorias seguintes que, na medida em que os recursos possibilitavam, fizeram sua parte na preservação e manutenção da área do futuro prédio. Foi o então presidente Valdir Nonato, o responsável pelo início da construção do Centro de Convenções da Acirp, terminado e inaugurado na gestão de Faiez Tarraf, em 1991. O nome do Centro de Convenções veio como uma justa homenagem a Anatol Konarski, presidente nos anos de 1976, 1978 e 1979.

Da Redação