7 alimentos que parecem saudáveis, mas nem tanto, alerta nutricionista

Existem muitos produtos consumidos e vendidos como mais saudáveis e menos calóricos, porém uma lida mais atenta ao rótulo pode mostrar uma realidade diferente.

Produtos com a expressão “zero gordura” não são livres de calorias, é sempre bom checar as informações nutricionais para se certificar se realmente o alimento é rico em nutrientes. Alguns produtos light e diet podem ter o mesmo valor calórico que o normal, pois possuem mais sódio para manter o sabor.

Dhoje Interior

A nutricionista Juliana Vieira, deu dicas de como substituir alimentos que enganam ser saudáveis por outros que realmente vão melhorar sua alimentação.

O peito de peru é um grande mito no meio de alimentos saudáveis, ele tem poucas calorias e baixo teor de gorduras mas contém muito sódio, conservantes e compostos nitrogenados. A melhor opção para substituir este alimento é o ovo ou atum.

Os empanados de frango abrange uma mistura de ingredientes nada nutritivos, como partes de frango, pele, farinha e leite em pó e para dar gosto glutamato monossódico. A melhor opção é trocá-lo por frango empanado com ovos e farinha de rosca ou aveia.

A bolacha Nesfit apesar de ser integral, também não é a melhor opção saudável  porque contém muito glúten, açúcar e sal. A nutricionista recomenda substituí-la por bolachas de arroz.

Além da bolacha a barra de cereal também não é a melhor opção, dentre seus ingredientes possui açúcar, xarope, maltodextrina e gordura hidrogenada, sendo sua melhor substituta a barra de proteína. 

Bisnaguinhas ou pães feitos com farinha branca e açúcar é composto por poucos nutrientes e zero fibras, portanto, é melhor trocar por integrais.

O suco de caixinha ou néctar de fruta, contém muito açúcar, tem poucos nutrientes e não contém fibras. Substituir por água ou suco natural é a opção mais saudável.

E por último, os refrigerantes zero açúcar, de acordo com a nutricionista Juliana, contém uma série de produtos químicos, apesar de não serem calóricos, são nocivos à saúde por conter corantes, acidulantes, conservantes, adoçantes e excesso de sódio. A melhor opção é substituí-los por água ou suco natural

Colaborou Maria Paula Andrade