5G já está funcionando em Brasília

O sinal de internet 5G será ativado oficialmente na nesta quarta-feira, 6, em Brasília, mas moradores de algumas regiões da capital já conseguiram experimentar o sinal de altíssima velocidade neste final de semana, de acordo com testes realizados pelo Tech Tudo e relatados por usuários de redes sociais. Com isso, a cidade será a primeira do país com o chamado 5G SA, com infraestrutura própria e sem dependência de antenas utilizadas pelo 4G.

Para utilizar a quinta geração de internet móvel, o usuário precisa ter um smartphone ou tablet compatível com a tecnologia. Inicialmente, a maior parte da cobertura 5G no Distrito Federal estará concentrada no Plano Piloto (área central de Brasília), Lago Sul, Lago Norte, Águas Claras, Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Guará.

Além disso, nesta segunda-feira, 04, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que, depois de Brasília, o 5G será ativado em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa.

A decisão sobre as quatro próximas capitais contempladas foi tomada pela Entidade Administradora de Faixa (EAF), que informou os nomes das cidades em reunião extraordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

 

Da REDAÇÃO.