Zuzulândia: O universo das miniaturas

O renomado artista plástico Araguaí Garcia, trouxe a Rio Preto uma exposição inédita que brinca com o universo de miniaturas e animais. Zuzulândia é uma terra de encanto e magia, nela as pessoas têm boa convivência, não existem crimes, todos cuidam da natureza e amam os animais.

A ideia de criar uma cidade em miniatura surgiu há dois anos, porém, a paixão do artista e colecionador ultrapassa duas décadas. Tudo começou com a coleção de carros em miniaturas, a partir daí, Araguaí teve a ideia de montar uma cidade ideal.

“Eu comecei a colecionar carros, presenteava sobrinhos e amigos. Depois de um tempo comecei a colecionar miniaturas de pessoas e com isso surgiu a ideia de montar uma cidade com todas as minhas peças, a partir dai decidi concretizar meu sonho”, conta Garcia.

O artista investiu em um espaço maior para montar a mini cidade Zuzulândia, o nome foi inspirado na cachorrinha de estimação que estava sempre presente durante o trabalho.
“Eu comprava as miniaturas e guardava. Durante uma visita no mini mundo em Gramado e pensei que com todas as minhas peças pudessem formar uma cidade, aluguei um apartamento de 200 metros e comecei a montar a cidade e fui fazendo por etapas. A Zuzu minha cachorra estava sempre ao meu lado e o nome da exposição foi fácil escolher”, finaliza o artista.

A cidade tem 76 metros de construção, a estrutura é leve, parte das peças que compõem a cidade são feitas de poliéster. Em cada espaço é evidenciado a cachorrinha Zuzu, no posto de gasolina, no cinema, cada área são temas onde o bichinho aparece e tem grande destaque. Ao todo são 300 “habitantes” em miniaturas, quase 90 carros, duas igrejas, três postos de gasolinas, duas escolas, um cinema, um hotel, túneis, outdoors, uma área rural, com plantações e animais da fazenda, cada cena remete as peculiaridades de vida na cidade e no campo.

A cachorrinha Zuzu tem 15 anos e é a verdadeira paixão de Araguaia. “A Zuzu está sempre pela casa, ela vê como um filho dela”.

A exposição encanta crianças e adultos. Todos terão a oportunidade prestigiar um mundo ideal com respeito a natureza, amor entre as pessoas e aos animais.
A Zuzulândia está exposta no Shopping Iguatemi em Rio Preto até o dia 23 de julho.

 

Por Mariane Dias 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS