X Congresso de Municípios do Noroeste Paulista começa nesta quarta-feira (9)

O tema deste ano é ‘Os Desafios e Perspectivas da Nova Gestão’; entre os palestrantes estão os secretários estaduais de Turismo, Laércio Benko e da Educação, José Renato Nalini

 

A Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA) realiza entre os dias 9 e 11 de novembro o X Congresso de Municípios do Noroeste Paulista. O evento irá acontecer no Ipê Park Hotel, entre Rio Preto e Cedral. Segundo o presidente da AMA, Antônio Carlos Macarrão do Prado, prefeito de Mira Estrela, a expectativa deste ano é repetir o público dos anos anteriores, que ficou em torno de cinco mil pessoas.

 

O tema deste ano é ‘Os Desafios e Perspectivas da Nova Gestão’. “Agora, em outubro, foi eleito um novo grupo de prefeitos para administrar as cidades da nossa região. Outros, foram reeleitos. Preparamos uma grade de palestras para atender a todos, ou seja, prefeitos que estão saindo, prefeitos que estão chegando e perfeitos que vão permanecer no cargo”, informou Macarrão.

 

Neste ano, o Congresso vai contar com as palestras dos secretários de Turismo do Estado de São Paulo, Laércio Benko e do de Educação, José Renato Nalini. Eles irão apresentar programas e projetos das secretariais estaduais. Outra atração é o presidente da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo, Marcos Penido.

 

Programação

A grade de programação tem ainda como palestrantes especialistas em gestão pública da região de Rio Preto. O médico sanitarista José Carlos Cacau Lopes, coordenador do programa Mais Médico na região e o diretor executivo do Hospital de Base, Horácio Ramalho, irão falar do SUS e da relação dos municípios com o hospital. O juiz Evandro Pelarin, da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, irá debater as vagas em creche e pré-escola. Cristina Sayeg, ex-secretária municipal de Educação em Mirassol e Arnaldo de Freitas Vieira, ex-secretário de Cultura de Rio Preto, irão falar de educação e marketing. Renato Goes, coordenador do Programa Estadual de Regularização Fundiária, irá apresentar o programa Cidade Legal.

 

O Municipalismo e as dificuldades que os municípios estão enfrentando estarão no centro dos debates. “Os gestores municipais de todo o país têm enfrentado momentos difíceis à frente de suas prefeituras. A crise econômica, associada à má distribuição de recursos gerados por Estados e Municípios, transformou a administração das nossas cidades numa tarefa quase impossível. Precisamos, urgentemente, de um pacto federativo com uma divisão mais justa do bolo tributário”, declarou o presidente da AMA.

 

Ainda segundo o presidente, os prefeitos empossados terão que cumprir novos deveres e novas formas de exercer antigos deveres, buscando a tão sonhada excelência na gestão pública.

 

O Congresso da AMA é direcionado a prefeitos, vereadores, secretários municipais, gestores municipais, entidades municipalistas e da sociedade civil de todo o Estado de São Paulo. “Novamente, vamos ter as parcerias da APM – Associação Paulista de Municípios, CNM – Confederação Nacional dos Municípios e Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo.”

 

Depois de três edições — Olímpia, Catanduva e Votuporanga –, o Congresso volta para Rio Preto. No Ipê Park Hotel terá auditório, sala para atendimento aos prefeitos, área de convivência, restaurante e um espaço reservado para os expositores.

 

Serviço:

X Congresso de Municípios do Noroeste Paulista

Data: 9, 10 e 11 de novembro de 2016

Local: Ipê Park Hotel, rodovia Washington Luís, km 428, na divisa de Cedral com São José do Rio Preto

Realização: AMA

 

 

Da Redação

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS