Votuporanga contará com Projeto Samuzinho a partir de 2018

A fim de orientar os alunos, professores e funcionários das escolas públicas municipais quanto ao funcionamento do Samu -192 (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e prepará-los para agir corretamente em situações de urgência e emergência, o serviço desenvolve a partir do próximo ano o Projeto Samuzinho nas unidades escolares de ensino fundamental de Votuporanga. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Votuporanga por meio das Secretarias da Saúde e Educação.

Inicialmente, cerca de 720 alunos, entre 9 e 10 anos, que cursam o 5º ano do ensino fundamental serão capacitados sobre as noções de primeiros socorros e suporte básico da vida por meio de orientações teóricas e instruções práticas que abordarão situações que poderão ser vivenciadas por elas como queimaduras, hemorragias, afogamentos, paradas cardiorrespiratórias, obstruções de vias aéreas por corpo estranho, entre outros temas.

George Yunis, enfermeiro do Samu e um dos responsáveis pelo projeto explica que o objetivo vai além da sensibilização das crianças dentro da sala de aula, orientando-as quanto ao suporte de vida até a chegada de uma equipe profissional de saúde. “Nosso maior objetivo através desta ação é capacitar as crianças para levar aos pais algumas manobras essenciais para um atendimento básico ao paciente em parada respiratória, por exemplo. Em casos de urgência como este, é determinante conhecer noções básicas de primeiros socorros”.

Além disto, o projeto pretende incutir na sociedade por meio da comunidade escolar, a importância dos serviços prestados pela equipe do Samu, assim como as consequências dos trotes que podem interferir no socorro às ocorrências.

Posteriormente, o projeto pretende atender aos alunos das escolas da rede privada de ensino.

Treinamento

Yunis conta que durante o treinamento todos aprenderão a proceder corretamente em casos de traumas e quadros clínicos até que a equipe do Samu chegue ao local do acidente, ou até que se obtenham as devidas orientações dos médicos que se encontram na Central de Regulação, através do número 192.

Projeto Samuzinho

O projeto Samuzinho foi criado pelo Governo do Distrito Federal em 2007 e vem sendo disseminado por municípios de todo país. Tem como objetivo informar às crianças de escolas públicas e privadas a respeito das funções e da importância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) à sociedade, orientar como agir em situações de risco e quando acionar o número de emergência 192. E com essa conscientização, reduzir o número de ligações indevidas (trotes), que é uma das principais dificuldades do serviço.

 

Da REDAÇÃO

SEM COMENTÁRIOS