Votação mobiliza quase 5 mil eleitores para atuar como mesários em Rio Preto

Foto Divulgação

Com 12 dias para as Eleições 2018, os cartórios eleitorais já têm o número aproximado de pessoas que vão trabalhar como mesários. No Brasil, cerca de dois milhões de cidadãos brasileiros devem ajudar no dia 07 de outubro. Desse total, pelo menos a metade se apresentou voluntariamente para ajudar nas eleições. De acordo com os Cartórios Eleitorais de Rio Preto, quase 5 mil pessoas vão atuar como mesário na cidade. Os números aproximados apontam que 4.831 eleitores estarão envolvidos no trabalho.

Os mesários têm um papel importante no dia das eleições, pois cabe a eles a função de representar a Justiça Eleitoral na seção de votação. Eles são responsáveis por auxiliar no desenvolvimento das eleições. Assim, ficam encarregados de receber e de identificar os eleitores, formar as mesas de votos e justificativa, bem como fiscalizar e desempenhar tarefas logísticas e de organização da seção.

Para atuar no dia da eleição, os mesários escolhidos passam por treinamentos específicos e recebem orientações técnicas da Justiça Eleitoral. O treinamento do mesário é realizado tanto em modalidade presencial quanto a distância. Em todos os anos eleitorais, a Justiça Eleitoral escolhe e envia a convocação para eleitores com mais de 18 anos e em situação regular para ajudar no dia da eleição.

Nem todos os cidadãos recebem a convocação para atuar como mesário. Do processo, são excluídos candidatos e parente próximo até o segundo grau de parentesco, membros de diretórios de partidos políticos, autoridades, agentes policias e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo, assim como funcionários de serviço eleitoral.
Os eleitores que se dispõem a ajudar na realização das eleições recebem uma contribuição pelo trabalho, ou seja, são dispensados do serviço pelo dobro de dias e ainda tem vantagem no desempate em concursos da Justiça Eleitoral, quando isso vem previsto no edital.

Com o objetivo de ampliar a participação de mesários voluntários nas eleições, a Justiça eleitoral tem um programa de incentivo voltado à conscientização da população para a importância de se ajudar nas eleições. Esse serviço de mobilização dos cidadãos vem sendo realizado desde 2004. Para quem tem interesse em obter mais informações, é possível acessar o site dos tribunais regionais eleitorais ou entrar em contato com a ouvidoria do TSE. Conteúdo especial: Leandro BRITO

 

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS