Viveiro Itinerante vai circular em Rio Preto distribuindo mudas a partir desta segunda (16)

O Projeto Viveiro Itinerante, da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo faz mais uma rodada e circula pela cidade, distribuindo mudas a partir do dia 16 de março, próxima segunda-feira, em comemoração ao aniversário de São José do Rio Preto.

 O projeto vai passar pelas dez macrorregiões da cidade: Bosque, Central, CEU das Artes, Cidade da Criança, HB, Pinheirinho, Represa, Vila Toninho, Schmitt e Talhado. Em cada região, em um equipamento público – Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Convivência da Família (CFF), Terminal Urbano, Escola ou Praça, em um dia diferente até 31/03, vai receber a equipe do projeto estará durante uma manhã, para a distribuição de mudas de árvores, gratuitamente.

Dhoje Interior

 Com o intuito de contribuir com o aumento da arborização urbana em São José do Rio Preto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo criou, em 2018, o Projeto Viveiro Itinerante. Por meio dele, um caminhão da Secretaria de Meio Ambiente leva, em pontos fixos de cada uma das dez macrorregiões do município, mudas de árvores do Viveiro Municipal para serem distribuídas aos munícipes. Técnicos também ficam disponíveis para esclarecer dúvidas sobre os cuidados com as plantas.

 Nesta rodada, o primeiro dia do projeto, 16/3 será na UBS Jaguaré, localizada na Avenida Danilo Galeazzi-1881, no Jaguaré, das 8h30 às 11h (confira abaixo o cronograma completo). Os munícipes interessados devem comparecer ao local de distribuição com documento pessoal e comprovante de residência para o preenchimento do formulário e a retirada das mudas, tutores de madeira, fitilho de algodão para amarração, composto orgânico para adubação e toda a orientação técnica necessária para escolher a espécie mais adequada para o local onde pretende efetuar o plantio.

 Importância da ação

A Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo e todas as demais Secretarias ligadas ao plantio e manutenção de árvores, busca aumentar a cobertura arbórea na cidade. O avanço na elevação do número de árvores estabelecidas é fundamental para melhorar não só o nível de arborização, mas tudo o que vem com ele: melhora no microclima, com temperaturas mais amenas devido à sombra e umidade do ar; permeabilidade do solo; diminuição da poluição; melhor qualidade de vida e diminuição das doenças respiratórias, especialmente em estiagem, dentre outros benefícios.

 Além de distribuir mudas, o Projeto Viveiro Itinerante objetiva conscientizar os munícipes e possibilitá-los a participar ativamente da ação de educação ambiental voltada para o plantio sustentável, referente ao manejo e a manutenção da arborização urbana. Nesta edição serão distribuídas as espécies dee pequeno porte: resedá de jardim; de médio porte, aroeira salsa, de grande porte, ipês e de frutas: goiaba e araçá.

  PROJETO VIVEIRO ITINERANTE

Calendário dos pontos de distribuição:

 Dia 16/03 – 8h30 às 11h

Local: UBS Jaguaré

Bairro: Jaguaré (Região Bosque)

Endereço: Av. Danilo Galeazzi, 1881

 Dia 17/03 – 8h30 às 11h

Local: Terminal Urbano Bicicletário

Bairro: Centro (Região Central)

Endereço: Rua Bernardino de Campos, 2491

 Dia 18/03 – 8h30 às 11h

Local: UBS Santo Antônio

Bairro: Santo Antônio (Região CEU das Artes)

Endereço: R. Ida Tagliavini Polachini, 580

 Dia 23/03 – 8h às 11h

Local: Escola Municipal Antônio de Pádua Perosa

Bairro: Vila União (Região Cidade da Criança)

Endereço: Rua Antoninho da Rocha Marmo, sn

 Dia 24/03 – 8h às 11h

Local: UBS Estoril

Bairro: Ouro Verde (Região do HB)

Endereço: Rua Caetano Elzo Rogério, 1800

 Dia 25/03 – 8h às 11h

Local: CCF Solo Sagrado

Bairro: Solo Sagrado (Região Pinheirinho)

Endereço: Av. Antônio Antunes Júnior, n.º 3565

Dia 26/03 – 8h às 11h

Local: UBS São Deocleciano

Bairro: São Deocleciano (Região da Represa)

Endereço: Av. João José Lucânia Fernandes s/n esq. com Jorge Abdala

 Dia 27/03 – 8h às 11h

Local: Praça Santa Apolônia

Distrito de Engenheiro Schmitt (Região Schmitt)

Endereço: Praça Santa Apolônia, s/n – Centro – Schmitt

 Dia 30/03 – 8h às 11h

Local: UBS Talhado

Distrito de Talhado (Região Talhado)

Endereço: Rua Ezequiel Pinto, 142 – Centro – Talhado

 Dia 31/03 – 8h às 11h

Local: UBS Vila Toninho

Bairro: Vila Toninho (Região Vila Toninho)

Endereço: Rua Odilon Amadeu, 710

*Apresentar CPF ou RG e comprovante de endereço. Até duas mudas por endereço.