Virada do Aniversário de Rio Preto traz 83 atrações culturais gratuitas

COISA LINDA DE MAMAE. Divulgação SMCS

A Virada do Aniversário em comemoração aos 166 anos de São José do Rio Preto está agitando o Complexo da Swift, desde às 18h de ontem. A população de Rio Preto e região, tem à disposição uma programação, totalmente gratuita, com 83 atrações de música, dança, teatro, cinema e audiovisual, em mais de 43 horas de evento que só terminam na segunda-feira, dia 19 às 21h30.

Maratona e espaços

As festividades, promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, acontecem nos espaços do Complexo Swift e no Anfiteatro Nelson Castro.
O formato da comemoração nessa edição é de uma grande virada cultural, com cerca de 500 profissionais, entre artistas e técnicos, envolvidos. A intensa programação ora simultânea, ora sequencial tem animado o Complexo que foi adequado para recepção da população e dividido em nove espaços principais: Anfiteatro Nelson Castro (margem do Lago I da Represa) e os outros oito, todos dentro do Complexo Swift – Rua, Piscinão, Chaminé, Seringueiras, Mezanino, Auditório, Graneleiro e Teatro Paulo Moura. (Confira o mapa)

Programação

A programação começou ontem, no Anfiteatro Nelson Castro (Lago I da Represa Municipal) com apresentação da Orquestra Sinfônica de Rio Preto, que este ano comemora 75 anos de existência. No mesmo horário, também foram abertas duas exposições que ficam até o final do evento – a de artes plásticas “Cidade Retratada”, que reúne diversos artistas e a “Rio Preto de Todos os Ângulos” da Afocirp (Associação dos fotógrafos rio-pretenses) com 30 fotógrafos participantes, além da apresentação da peça “Alma” do Grupo Kahlos. Depois seguiu noite adentro com muita música.
Hoje a programação já começa às 10h da manhã, com a apresentação Vai Viola, do violeiro Leandro Valentim e show pocket com a dupla Dioran & Dioracy. Ainda pela manhã tem teatro para bebês e espetáculo de teatro. A tarde e noite seguem intensas com shows que vão do jazz, mpb, rock até música latina, show com a cantora rio-pretense radicada em São Paulo, Luama e Luama Cósmico Trio; um encontro de Tião Taufic e a Velha Guarda do Samba de Rio Preto, além de outros músicos e grupos. E também à noite tem mais teatro, com destaque para a peça Urubus no Ar, da Cia Quase Cinema, de São Paulo e que tem fomento do Proac, às 20h. São 32 atrações no dia, que será encerrado após as apresentações de Rafaelvis que faz um Tributo a Elvis Presley e o Hip Hop do Improviso, com Pedro Improvisador, ambas com início as 23h30.

Bolo e Parabéns

Ao som do parabéns que será tocado pela Banda Millenium, a manhã dessa segunda-feira, 19, data do aniversário de Rio Preto tem como destaque o tradicional Bolo de Aniversário, nesse ano com 166 metros de comprimento, preparado por 16 panificadoras associadas ao Sindipan (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São José do Rio Preto e Região) e distribuído à população. Haverá também distribuição de refrigerantes da Arco Íris. A cerimônia de Corte do Bolo que será de pão de ló e terá recheio de coco e doce de leite, será às 11h de amanhã, 19, às margens do Lago 1 da Represa Municipal de Rio Preto, próximo ao Anfiteatro Nelson Castro e contará com a presença do prefeito Edinho Araújo e autoridades. Ainda pela manhã haverá teatro e seresta.
Após o bolo, a programação segue intensa no dia 19, tarde e noite adentro. No período da tarde haverá apresentação da Orquestra de Viola, Banda Tropicália, Griots África Brasil, muito samba com Samba D´Moça e Jaqueline Cardoso, além de dança, teatro e cinema.
A Virada do Aniversário será encerrada pelo show “Tempos e Lembranças”, de Nasar, às 19h30; e Sambas de lá e contos de cá, da banda Contos de Réis e a peça de teatro “O Céu em Preto e Branco”, do Grupo Hum de Teatro, ambos às 20h. Na segunda a programação conta com 24 atrações.

Trânsito e interdições

Para o evento do parabéns e da distribuição do bolo, haverá interdição na alça de acesso do viaduto Luiz de Abreu Sodré (Avenida Alberto Andaló) sentido Centro-Represa e também na alça de acesso que liga o final da avenida Philadelpho Gouveia Netto com o início da Avenida Duque de Caixas, também sentido único Centro-Represa (e que passa por baixo do viaduto Luiz de Abreu Sodré), a partir do prédio da Biblioteca Municipal até o Teatro Paulo Moura no Complexo de Educação e Cultura Swift.
A interdição começará às 8h e vai até as 14h do dia 19. Essa interdição também abrange a alça da avenida Duque de Caxias paralela ao viaduto que dá acesso à avenida Murchid Homsi, onde haverá interdição parcial (meia pista) da Avenida Duque de Caxias na altura do acesso ao Teatro Paulo Moura.
Em todos os dias, o público poderá estacionar nos bolsões externos e ao fundo do Completo da Swift. O estacionamento usual do teatro Paulo Moura será usado para apresentações.

Estrutura e food trucks

Está montado no local uma praça de alimentação para conforto dos visitantes. Food trucks e ambulantes oferecem bebidas e alimentação variadas. Banheiros químicos, inclusive com acessibilidade, estão disponibilizados. Forte estrutura de segurança e cuidados gerais está montada. A Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar, Samu, brigadistas, estão no complexo para garantir tranquilidade ao evento. Confira a programação completa no portal da Prefeitura: www.riopreto.sp.gov.br

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS