Violinista Ricardo Hertz se apresenta hoje

Ricardo Herz é destaque por reinventar o violino brasileiro, com influências musicais de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Jacob do Bandolim, entre outros.

Se você é fã de música popular brasileira, músicas instrumentais e orquestradas não pode perder a oportunidade de conferir a apresentação que o renomado violinista Ricardo Herz fará hoje à noite em Rio Preto, acompanhado dos alunos do Projeto Guri. O concerto será gratuito e aberto ao público, às 19h, no Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”.

Na apresentação estarão envolvidos cerca de 20 jovens com instrumentos de corda do Grupo de Referência rio-pretense e mais cinco alunos do grupo de percussão do Guri de Palestina. O violinista preparou um repertório especial para o espetáculo, mesclando influências de músicas brasileiras como baião e frevo, além de composições próprias, numa belíssima Camerata de Cordas. “Gosto de tocar com jovens nesse projeto importante que o Guri é para o Estado de São Paulo. Será uma troca legal e poder mostrar a música brasileira com os instrumentos de corda”, comentou Herz.

Esta camerata é composta pelos naipes de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O grupo rio-pretense executa um repertório diversificado com maior enfoque em peças eruditas de diversos períodos da história da música. “Para este programa em especial preparamos várias composições minhas arranjadas para a camerata de cordas friccionadas e violino solo, inspiradas em vários ritmos populares brasileiros. O intuito é o de apresentar no violino esses ritmos populares e mostrar que os instrumentos de cordas são propícios para tocar a música do nosso País”, ressaltou.

Ricardo Herz é destaque por reinventar o violino brasileiro. Com influências musicais de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Jacob do Bandolim, entre outros, sua técnica leva ao instrumento o descanso da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno. Herz comenta que encaminhou a partitura do concerto há cerca de um mês para os alunos poderem se preparar. “Estou desde terça-feira na cidade e farei quatro ensaios com os alunos, que já vinham se preparando há um mês”, disse.
O violinista afirma que está muito feliz com o convite para tocar com os alunos do Projeto Guri e a expectativa é de que a apresentação seja um sucesso. “Será um show divertido, com um repertório leve e espero que o teatro lote e que todos gostem da apresentação. Espero que compareçam a apresentação e possam ouvir uma música diferente”, concluiu Herz.

 

Por Priscila Carvalho

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS