Veterinária alerta sobre cuidados específicos para raças de cães mais comuns na região

Ter um cachorrinho de estimação nunca esteve tão na moda como agora. Porém, antes de arrumar um novo morador para a casa e aumentar a família, deve-se levar em conta alguns cuidados necessários para o pet escolhido. Raças especiais, raras ou comuns, cada uma delas precisam de atenção quanto às suas necessidades. A especialista Luísa Furlan conta que algumas raças têm pré-disposição a mais complicações de saúde do que outras. “Os cuidados variam muito de acordo com o tamanho do bichinho e das características genéticas que eles carregam com a linhagem. Algumas mais delicadas, que pedem atenção que vão além do banho e tosa”. A médica veterinária ainda citou as raças mais presentes na região e quais os problemas de saúde mais recorrentes.

Golden e Labradores

Por serem de grande porte, é comum aparecer problemas nas articulações, especialmente na área do quadril. É importante focar a alimentação em nutrientes que vá fortalecer e manter a saúde das cartilagens e dos ossos do animal saudáveis.

Yorkshire

Embora seja um animal de estimação pequeno e adaptável que pode viver perfeitamente num apartamento, o Yorkshire também precisa de exercícios e uma atenção especial com a saúde do coração e dos olhos. “Por estarmos em uma região muito quente, com a umidade do ar baixa, os olhos dos Yorkshire podem ficar inflamados. ”

Vira-Latas

Os Vira-latas possuem uma variedade genética maior, o que os torna mais resistentes a doenças. Mas a veterinária alerta sobre a necessidade de se atentar a todas as vacinas e à vermifugação.

Pugs e Buldogues

É comum os Pugs e os Buldogues apresentarem problemas respiratórios, por terem o focinho curto. “Isso dificulta a regulagem da temperatura do corpo desses animais, que nos cachorros é feita pelo nariz. Deve se evitar passeios em horários com a incidência solar forte e manter o animal bastante hidratado”.

 

Encontro de Pugs promove palestra no Shopping Cidade Norte

O Shopping Cidade Norte vai realizar seu 1º Encontro de Pugs no Centro de Compras. Além de um espaço reservado para os donos e seus bichinhos brincarem, o encontro será importante para tirar dúvidas com outros tutores e com a médica veterinária Luísa, que fala no encontro e dá dicas de cuidados especiais, em especial para a raça. Será no sábado do dia 19 de agosto, a partir das 15h. Os participantes ainda podem ajudar levando ração, que será entregue a ONG Fauna Protetora. Os participantes também vão concorrer a banhos, tosas e mimos para os bichinhos.

Da REDAÇÃO

SEM COMENTÁRIOS