Começa 2ª etapa de vacinação e grupo dos idosos é o mais numeroso

Idosos fazem parte do grupo prioritário que começou a ser imunizado na 2ª etapa da campanha, iniciada nesta segunda-feira nas UBSs (Foto: Cláudio LAHOS)

Teve início, nesta segunda-feira, a 2ª fase da campanha de vacinação contra a gripe. Em Rio Preto, segundo a Secretaria de Saúde, a expectativa é de que mais 112.390 pessoas sejam vacinadas neste período.

Para os idosos, a estimativa é de 57.373 aplicações, para os profissionais da saúde 18.759 e professores 5.203.

Já para os grupos de portadores de doenças crônicas, indígenas, população carcerária e policiais civis e militares, não existe uma projeção.

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra gripe terminou na última quinta- feira (18), com 6.291 pessoas entre crianças, gestantes e puérperas imunizadas, o que representa 20,25% da cobertura vacinal em Rio Preto.

O grupo de maior adesão à campanha de vacinação foi o das puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias), tendo sido aplicadas 240 doses em 12 dias, o equivalente a 36,9 %. Para gestantes foram 1.220 doses, cobrindo 30,17% das mulheres.
Já a cobertura vacinal infantil foi a menor, apenas 18,75% das crianças foram imunizadas, totalizando 4.831 doses em toda a cidade.

O novo desafio do Ministério da Saúde é fazer com que esses números cresçam para que cheguem em 90%, meta estabelecida pelo órgão.

O aposentado Augusto Costa não perdeu tempo e no primeiro dia de vacinação foi “prevenir algo mais grave”, como ele mesmo pontua. Com 70 anos, conta que não abre mão de toda e qualquer imunização na qual tenha direito.

“Tudo que for fornecido para prevenir doenças vou aderir. A gripe parece ser algo simples, mas se acumulado com mais alguma doença pode causar algum problema pior né. Preferi vir no primeiro dia para evitar filas e transtornos depois”, afirmou.

A vacina está disponível em 24 Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 16h30. Nas unidades do Parque Industrial, Santo Antônio, Eldorado, São Deocleciano, Vetorazzo, Solo Sagrado, Vila Toninho e Jaguaré, as salas ficam abertas até às 19h30. Já as salas de vacina das unidades Cidade Jardim, Jardim Gabriela e Vila Elvira estão temporariamente fechadas por conta de obras de reforma.

Por Thais LOBATO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS